Começo de ano é para se inspirar, não é mesmo? Por isso reunimos as principais tendências na decoração 2024 para quem está planejando mudar a cara do seu apê. E tem muita coisa acontecendo nesse segmento atualmente, o que nos dá uma gama variada de opções. Ou seja, tem dicas para todos os gostos e estilos!
Além das apostas feitas pelo Pinterest, selecionamos o que vem sendo dito e publicado por profissionais da área. Inclusive, diversos designers de interiores adiantaram que para criar ambientes charmosos, interessantes e funcionais será preciso investir em conceitos. Isso porque tanto as questões ambientais quanto o valor sentimental da décor estão super em alta ao redor do mundo.
Portanto, antes de sair às compras, o ideal é ter em mente a proposta pretendida para acertar em cheio nos itens, cores e demais detalhes.
Quer saber o que está em alta entre as tendências na decoração 2024? Então, sem mais delongas, vamos às trends.
Confira!
A fim de movimentar o setor, é tradição aguardar o anúncio da Pantone sobre “a cor do ano”. A empresa, especializada em organizar sistemas de cores, elegeu o “Peach Fuzz” como a coloração guia de 2024. Segundo o anúncio feito no site da marca, trata-se de “um tom de pêssego gentil e toque de veludo”.
Para Leatrice Eiseman, diretora executiva da Pantone Color Institute, a escolha final é consequência da busca por proximidade e conexão, bem como elegância e modernidade. Ao traçar o paralelo, Leatrice acredita que conseguiram fazer uma conexão entre o jovial e o atemporal. “Uma cor que ressoa com gentileza compassiva oferecendo um abraço”, diz.
Não por acaso, os tons de laranja também aparecem nos portfólio de outras companhias focadas em previsões e tendências na decoração 2024. Enquanto a WGSN trouxe o “Apricot Crush”, a revista de design Veranda escolheu o “Âmbar Elétrico”. Mas a paleta não pode (e muito menos deve) se restringir, pelo contrário. A menos que faça sentido, não precisa sair pintando a casa toda com essas indicações. Uma vez que você pode preferir o verde-menta, que segue super em alta para uma atmosfera suave e personalizada. Ou ainda o rosa antigo, capaz de elevar o nível de feminilidade.
Sabe a cozinha da sua avó, toda colorida e aconchegante? Pois ela estará com tudo neste ano. Ao ser revisitada em projetos modernos, ganha o nome de estética kitsch – para não dizer brega (o que não seria nada gentil com nossas vovós). Desse modo, os eletrodomésticos vintage, as cores vibrantes e as estampas chamativas (como a chita) ganham protagonismo mais uma vez.
Para se ter uma ideia, os termos “cozinha brega” e “cozinha diferentona” cresceram 75% e 160% nos mecanismos de buscas, respectivamente. Já a “cozinha rosa retrô” subiu 40%. Em resumo, ao mesmo tempo em que tudo parece descombinar, o resultado final possui memória afetiva e ultrapassa as barreiras estéticas do que é belo ou feio. A boa notícia é que as cores do ano se encaixam perfeitamente nesse estilo vintage repleto de charme de outras épocas.
Em um contraponto para lá de interessante, o minimalismo dá lugar ao exagero, se é que podemos chamar assim. A exemplo da cozinha kitsch, a mistura de cores, grafismos e outros recursos que chamam a atenção nos espaços marcam presença entre as tendências na decoração 2024.
A partir de agora, é provável que vejamos com frequência uma miscelânea de padrões em meio a uma mistura eclética dos móveis. Aqui, quanto mais audacioso, melhor. O que antes poderia até virar poluição visual, agora pode ser chamado de estilo maximalista.
As questões ambientais, em detrimento das mudanças climáticas e aquecimento global, são uma preocupação tão latente que ressoa até nas tendências na decoração 2024. Os impactos do consumo consciente serão sentidos nas decisões de compra. As escolhas incluem pisos que imitam madeira por meio do revestimento ao invés de utilizar a matéria-prima de fato.
No mais, a incorporação de materiais orgânicos são uma forma adicional de trazer vida e frescor aos ambientes internos. O que, por consequência, reforça a importância e grandeza dos recursos naturais. Acima de tudo, o apelo de acabamentos como bambu, rattan, palha indiana, entre outros, proporcionam uma sensação agradável de tranquilidade.
No relatório do Pinterest, uma das tendências é a volta (ou permanência) do metal tanto no mobiliário quanto em outros elementos, tais como as portas. Segundo a plataforma, os millennials e a geração Z estão trocando os tons neutros pelos brilhos nessa pegada. Não à toa, ao navegar pela internet em busca de ideias esse perfil de consumidor deixa claro suas preferências. No topo, estão “móveis de alumínio” e “modelo de porta de alumínio”.
Ademais, vários sites e experts em design de interiores apontam que os objetos cromados são uma grande aposta dentre as tendências na decoração 2024. Em outras palavras, vai ser a temporada do metal.
Essa é para quem gosta de viver com luxo e elegância e quer impactar as visitas. O art déco surgiu na França em 1920 e, desde então, dita tendências em diversas áreas, sendo a decoração a de maior relevância. Se caracteriza por linhas geométricas, materiais luxuosos e uma paleta de cores sofisticada. Visto que encontra no clássico seu maior trunfo, aqui detalhes dourados, espelhos facetados, lustres imponentes e mesas ornamentadas conferem o glamour característico.
Lembra da boiserie? Essa espécie de moldura colocada nas paredes pode ser considerada sinônimo de sofisticação. Porém, hoje em dia, é feita a partir de materiais mais sustentáveis e duráveis, assim como ganha a companhia de cores mais atuais.
E por falar em paredes, em 2024 elas terão textura, sim. A #texturedwalls passou das 19 milhões de visualizações no TikTok, com inspirações e DIYs de todos os tipos. Seja com técnicas de pintura, cimento, gesso, papel de parede e até com efeito mármore, as texturas estarão presentes na decoração 2024.
Agora que você já se inspirou com as tendências na decoração 2024, que tal investir em um lugar para colocar tudo isso em prática? Conheça nosso portfólio de imóveis, escolha o que mais combina com o seu estilo de vida e capriche!