Bem-vindo ao FAQ da Pride Construtora

Bem-vindo ao FAQ da Pride Construtora, elaborado especialmente para responder às suas dúvidas e questionamentos sobre os nossos produtos. Entendemos que a compra de um imóvel é uma importante e emocionante decisão, por isso, reunimos as perguntas mais frequentes de nossos clientes para fornecer informações claras e detalhadas que irão ajudá-lo em cada etapa desse processo.

Aqui, você encontrará respostas sobre financiamento, boletos, contrato, documentação, entrega de chaves e muito mais. Estamos comprometidos em garantir que sua experiência seja a mais transparente possível.

    Financiamento

    • O que é financiamento imobiliário?

      O financiamento imobiliário é uma linha de crédito de longo prazo oferecida por instituições financeiras para a aquisição de imóveis. Ele permite que os compradores paguem pelo imóvel em parcelas ao longo do tempo, uma alternativa atraente para aqueles que não querem descapitalizar ou não possuem recursos para comprar à vista. Programas habitacionais do Governo Federal, como o Minha Casa Minha Vida (MCMV), oferecem benefícios adicionais como subsídios, uso do FGTS e composição de renda.

    • O que eu preciso fazer para solicitar um financiamento?

      Após escolher o imóvel, você pode iniciar o processo de financiamento com uma instituição financeira ou realizar essa avaliação com a Pride, assinando um termo que disponibiliza o uso dos seus documentos para a análise de crédito. Será avaliada a sua situação financeira, score de crédito, renda e capacidade de pagamento.

    • Posso vender ou alugar meu imóvel financiado?

      É possível vender ou alugar um imóvel financiado, exceto aqueles adquiridos por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, que são destinados exclusivamente para moradia própria e, portanto, não podem ser alugados. Para vender ou alugar um imóvel financiado, é importante consultar o banco financiador para entender os procedimentos e custos envolvidos.

    • Tenho um imóvel financiado e vou quitar, posso financiar outro?

      É possível financiar outro imóvel, mesmo que você já tenha quitado ou ainda esteja pagando o financiamento atual, o mais importante é sua capacidade de pagamento mensal. No entanto, as taxas de juros reduzidas e os subsídios oferecidos pelo programa Minha Casa, Minha Vida não estarão disponíveis para uma segunda aquisição. Consulte seu corretor para mais informações.

    • O FGTS poderá ser utilizado no financiamento do imóvel?

      O FGTS poderá ser utilizado para a quitação do contrato ou para a amortização do financiamento, respeitando as regras e condições estipuladas pela Caixa Econômica Federal (CEF). Para obter mais informações, acesse o site www.cef.com.br. Lembramos que a CEF determina um valor máximo de avaliação para a utilização do FGTS, independentemente do valor de compra e venda.

    • Quais os contatos com a CAIXA ECONOMICA FEDERAL – HABITAÇÃO?

      Os canais de atendimento da CAIXA são: Aplicativo Habitação CAIXA ou pelo telefone 3004-1105 e 0800 726 0505, opção 7 ou 0800 726 8068 - opção 2.4. Ou deverá dirigir-se na agência de sua contratação.

    Boletos

    • Está certo eu iniciar o pagamento das parcelas da entrada negociadas com a Construtora sem ter assinado o CONTRATO de FINANCIAMENTO CAIXA?

      Esse processo ocorre em paralelo ao trâmite de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. As parcelas negociadas com a Pride devem ser pagas conforme a negociação firmada no Contrato de Compra e Venda, independentemente da assinatura do Contrato de Financiamento.

    • Recebi meu boleto e está com o valor diferente do que tinha negociado. Por quê?

      O valor do boleto pode estar diferente devido à atualização monetária mensal pelo INCC (Índice Nacional de Custo de Construção) durante a fase de construção, conforme item 3.2 do seu contrato de compra e venda. Após a averbação do Habite-se, a atualização monetária será feita pela variação do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), acrescido de juros remuneratórios de 1% ao mês. Para consultar a variação do índice, acesse: Sinduscon PR.

    • Atrasei alguns dias o pagamento de minha parcela, preciso solicitar um boleto atualizado?

      Os boletos são válidos por 90 dias a partir do vencimento. Após esse período, solicite um boleto atualizado pelos nossos canais de atendimento: telefone 4003-8021, WhatsApp. Caso não tenha o boleto poderá solicitar o código de barras pelo whatsApp (41)3121-2233 – opção Financeiro> 2ª Via Boleto (Código de Barras) ou através do Portal do Cliente.

    • Posso antecipar o pagamento de parcelas? Como solicitar o boleto?

      Você pode solicitar a antecipação de boletos ou a quitação do contrato pelo Portal do Cliente ou pelos canais de atendimento: telefone 4003-8021, WhatsApp : (41)3121-2233 – opção Financeiro.

    • Posso negociar parcelas atrasadas?

      Pode sim! Para negociar parcelas atrasadas e atualizar boletos, entre em contato com o nosso setor financeiro através dos canais de atendimento: telefone 4003-8021, WhatsApp: (41)3121-2233 ou Portal do Cliente

    • Como alterar a data de vencimento das parcelas?

      Para alterar a data de vencimento das parcelas para o dia 10 ou 20 de cada mês, entre em contato pelos nossos canais de atendimento: telefone 4003-8021, WhatsApp: (41)3121-2233 ou Portal do Cliente.

    Contratos

    • Posso trocar o meu imóvel por outro no mesmo empreendimento ou em outro da PRIDE?

      Se você já assinou o seu contrato de financiamento, não será possível trocar a sua unidade, pois o financiamento está vinculado a um imóvel e empreendimento específico e será registrado em seu nome. Para contratos não assinados com o agente financiador, é possível consultar a disponibilidade de unidades no seu empreendimento ou outro de sua escolha. É importante destacar que nesse caso, além do contrato Pride atual ser distratado e um novo contrato elaborado, será necessária uma nova avaliação e análise de crédito, que pode variar conforme a liberação da instituição financeira.

    • O que é o COMBO?

      O COMBO é um complemento do Contrato de Compra e Venda Pride, elaborado após a liberação da minuta de financiamento. Pode incluir um Termo Aditivo para ajustes de valor, prazo ou dados cadastrais e a Confissão de Dívida, um acordo legal onde o devedor reconhece a dívida e promete quitá-la.

    • O que é o Memorial Descritivo?

      O Memorial Descritivo é um documento público e obrigatório, assinado no momento da compra do imóvel e anexado ao contrato. Ele serve como referência para o cliente verificar todos os detalhes e especificações do imóvel. Além disso, o memorial inclui os itens essenciais para a construção do projeto, como estruturas, fundações, revestimentos e acabamentos.

    Obra

    • Posso visitar o meu imóvel durante o período de obras?

      A Pride Construtora permite a visita ao imóvel em construção quando a obra atinge aproximadamente 80% de evolução. Trata-se de um evento único, organizado pela própria empresa, no qual os clientes são previamente convidados. A visita é autorizada para os proprietários ou seus procuradores legais. Por questões de segurança, a entrada de crianças não será permitida. Pedimos que sempre mantenha seus contatos como telefone e email atualizados em nosso portal. Isso irá garantir que quando esse momento chegar você irá receber o seu convite exclusivo.

    • Como posso acompanhar a Evolução da Obra do meu empreendimento?

      Acompanhe a evolução da obra pelo Portal de Clientes da Construtora Pride, onde são disponibilizados o percentual de progresso e fotos atualizadas mensalmente. https://clientes.construtorapride.com.br > Informações > Andamento da obra

    • Qual o prazo de conclusão da obra de meu empreendimento?

      O prazo de construção está especificado no Contrato de Compra e Venda Pride no Quadro Resumo. Este prazo pode ser estendido por até 180 dias devido à instabilidade dos prazos na construção civil, sem a necessidade de justificativa, durante o qual não haverá direito à resolução contratual ou aplicação de penalidades.

    Juros de Obra

    Separamos um vídeo explicativo para sanar as principais dúvidas sobre o assunto:

    • O que são juros de obra?

      Os juros de obra são aplicados a imóveis comprados na planta na modalidade associativa, ou seja, aquela em que você já contrata o financiamento durante a construção.

    • Para quem devo pagar os juros de obra?

      Os juros de obra são pagos à instituição financeira responsável pelo financiamento do imóvel, normalmente a Caixa Econômica Federal.

    • Por que eu preciso pagar juros de obra?

      Eles representam o custo do financiamento durante a construção e garantem que a obra possa ser concluída, protegendo tanto o comprador quanto a instituição financeira.

    • Até quando preciso pagar os juros de obra?

      O pagamento dos juros de obra ocorre durante o período de construção. Eles cessam quando a Caixa atesta a conclusão de 100% da obra e as parcelas do financiamento começam a ser cobradas.

    • Qual o valor dos juros de obra?

      O valor dos juros de obra é definido no contrato de financiamento e varia de acordo com a taxa aplicada pelo banco e o saldo devedor durante a obra.

    Resumindo

    O que você precisa saber é: os juros de obra que você paga à Caixa todo mêspossibilitam a construção do seu imóvel, servindo como uma garantia de que você receberá o seu apartamento!

    Entrega das Chaves

    • Ao terminar a obra (conclusão da obra) já recebo as minhas chaves?

      Após a conclusão da obra, a entrega das chaves não é imediata. Existem vários procedimentos que devem ser realizados para que a unidade esteja pronta para ser entregue ao proprietário:

      • Certificado de Vistoria Conclusão Obras – CVCO
      • Ateste da CEF de conclusão de obra
      • No caso de condomínio, será necessário realizar a Assembleia de Constituição do condomínio e a entrega da área comum para o síndico
      Somente com a finalização das etapas descritas acima o imóvel será entregue pois estará apto para receber os moradores.

    • Posso mudar assim que eu receber as chaves?

      É possível se mudar assim que você recebe as chaves. No entanto, se o imóvel estiver localizado em um condomínio, é necessário alinhar a data e os detalhes da mudança com a Administradora do Condomínio e o Síndico.

    • Estou em débito com a Construtora, posso receber as minhas chaves?

      A entrega das chaves depende do tipo de contrato e das pendências com a PRIDE. Veja abaixo o que pode impedir a entrega do seu imóvel:

      • Se você não concluiu a assinatura de seu contrato de Financiamento
      • Se você assinou com o banco, mas possui débitos em atraso com a PRIDE
      • Se você tiver com pendências documentais

    • O que é o HABITE-SE (Averbação)?

      O Habite-se, também conhecido como CVCO (Certificado de Vistoria de Conclusão de Obra), é um documento que comprova a finalização da obra e assegura que o imóvel está em condições adequadas de moradia.

    • Quando tenho acesso ao Manual do Proprietário?

      O Manual do Proprietário é entregue como um cartão com QR Code junto com as chaves e contém informações sobre uso e manutenção do imóvel, prazos e garantias, plantas detalhadas, lista de fornecedores e especificações técnicas.

    • Posso reformar ou realizar alteração no meu imóvel?

      Embora o imóvel financiado tenha garantia, algumas reformas podem comprometer essa proteção. O Manual do Proprietário orienta sobre o que pode e não pode ser feito. Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe de pós-obra.

    • Como solicitar atendimento da Assistência Técnica?

      Para solicitar atendimento, abra um chamado no site da construtora ou pelo portal do cliente. Preencha a ficha de solicitação e a equipe entrará em contato para agendar a visita.
      https://construtorapride.com.br/contato

    • Como solicitar a ligação de Água e Luz?

      A solicitação pode ser feita após o recebimento das chaves. As informações estarão no Manual do Proprietário. Em caso de dúvidas, entre em contato com nossa equipe de pós-obra.

    Planta

    • Como consigo a planta de meu imóvel para fazer orçamento dos móveis planejados?

      A planta comercial do seu imóvel é disponibilizada junto ao contrato de Compra e Venda da Pride.
      Observação: Para a aquisição de móveis planejados, recomendamos que as medidas sejam confirmadas no local, após a entrega das chaves. As plantas detalhadas, como as de instalações hidráulicas e elétricas, serão fornecidas juntamente com o Manual do Proprietário.

    • O que é Área Total, Área Privativa e Área Comum mencionado no contrato?

      • Área Total: Inclui a garagem e as paredes em si. É a soma de todas as áreas, englobando tanto a área privativa quanto a área de uso comum.
      • Área Privativa: Refere-se à área do imóvel destinada ao uso exclusivo do proprietário.
      • Área Comum: Compreende todas as partes do condomínio fora do seu apartamento, como escadas, áreas de lazer, corredores, e outros espaços compartilhados. Esta área é indivisível e corresponde à fração ideal de cada unidade autônoma dentro do condomínio.