renda passiva

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Renda passiva: investir em imóveis ainda é uma ótima opção

Mercado Imobiliário

 - 

Saiba o que é renda passiva e porque o investimento imobiliário em apartamentos para aluguel é uma renda para toda a vida, que pode ficar de herança para as próximas gerações.

Viver de aluguel é o sonho de muita gente que deseja ter tranquilidade e conforto na aposentadoria. Se você está preocupado em aproveitar bem a vida quando a melhor idade chegar, veio ao lugar certo: hoje vamos falar sobre renda passiva por meio de aluguéis e investimento imobiliário. Vamos lá?

O que é renda passiva? 

A renda passiva é definida como uma forma de ganhar dinheiro em que a pessoa faz pouco ou nenhum esforço ativo.

Essa modalidade de renda pode ser obtida de duas maneiras: renda passiva com capital e renda passiva sem capital. 

Primeiramente, na renda passiva com capital, a pessoa realiza um investimento e recebe valores, como no caso do investimento imobiliário com foco em aluguel.

Já na renda passiva sem capital, a pessoa faz trabalhos com foco no recebimento de dinheiro no futuro. É o caso, por exemplo, de escritores e músicos, que terão uma renda extra no futuro graças ao recebimento de direitos autorais. Nesta modalidade estão também as licenças de uso, pensões ou anúncios na internet.

Qual a diferença entre renda passiva e renda ativa?

Enquanto a renda passiva requer um investimento inicial para um retorno no futuro, a renda ativa possibilita ganhos por meio do trabalho que as pessoas realizam.

Diferente do salário que você recebe por um mês de trabalho (renda ativa), a renda passiva é um dinheiro que entra sem que você precise botar a mão na massa.

Sendo assim, o maior benefício da renda passiva é que você pode continuar contando com uma fonte de renda, mesmo se parar de trabalhar.

Como ter uma renda passiva mensal?

O investimento imobiliário como renda passiva é uma excelente oportunidade para rendimento no futuro. Especialmente no Brasil, onde as pessoas muitas vezes demoram para realizar o sonho de adquirir a casa própria, o aluguel se torna uma boa alternativa de moradia.

Além disso, a mudança de comportamento observada na sociedade é mais um fator que favorece o mercado de locação. A geração millennial prefere alugar um imóvel ao invés de comprar, aquecendo ainda mais a demanda neste segmento.

No entanto, os investidores devem avaliar as possibilidades de retorno desse aluguel no futuro. Ou seja, o produto imobiliário escolhido é o que irá determinar o valor dessa renda nos próximos anos.

Os aluguéis de imóveis de poucos cômodos têm uma procura maior, mas esses apartamentos são destinados para um público de renda menor. A previsão é de que o aluguel cobrado seja cerca de 1,5% do valor da propriedade. Já os recebimentos de aluguéis de imóveis com padrão mais alto chegam a 0,5% do valor da propriedade. 

O investimento imobiliário também pode ser feito com a aquisição de imóveis comerciais, como lojas. Neste caso, o valor do aluguel varia entre 1% a 1,3% do valor da propriedade.

É possível viver de renda passiva no mercado imobiliário?

A resposta é SIM! Você sabia que, ao comprar um imóvel, seu dinheiro fica assegurado pelo INCC (Índice Nacional da Construção Civil), que é responsável pelos pagamentos e transações do mercado de imóveis? Desse modo, é possível ter renda passiva com investimento imobiliário e aproveitar a vida na tão sonhada aposentadoria!

Mas como começar? Primeiramente, é necessário adquirir um imóvel para ser alugado. Contudo, antes de fechar o contrato busque uma propriedade com alto potencial de rentabilidade.

Para isso, leve em conta atributos como: público-alvo que deseja atingir; localização estratégica e mobilidade; gastos para mobiliar o apartamento se ele for novo; qualidade e histórico da construtora; e que reformas ou reparos precisarão ser feitos se o investimento for em uma propriedade de segunda mão.

renda passiva

Mais uma dica é verificar se o imóvel é lucrativo e em quanto tempo terá o retorno sobre o investimento. No caso de um imóvel comprado na planta, por exemplo, tenha em mente quanto tempo irá levar até ele estar pronto para ser alugado.

Ademais, coloque na ponta do lápis os gastos relacionados à compra, construção e documentação da propriedade. Todos esses fatores devem ser analisados antes de se fazer um investimento imobiliário.

Aluguel: uma excelente fonte de renda a longo prazo

Antes de tudo, é preciso lembrar que um imóvel é um patrimônio físico. Se bem escolhido, em termos de localização e potencial de valorização, ele se tornará uma renda vitalícia para você e que ainda poderá ser passada por gerações.

O mercado imobiliário é uma área de investimentos onde sempre haverá demanda. Estudos já comprovaram que mesmo em momentos de extrema crise, sempre existirão pessoas em busca de um lugar para morar. Afinal, como já dito, grande parte da população não consegue realizar o sonho da casa própria.

Especialistas no mercado financeiro acreditam que o investimento em imóveis para aluguel é considerado uma aplicação de baixo risco, visto que há demanda constante. Além disso, os imóveis — se bem escolhidos — tendem a se valorizar ao longo dos anos. E quanto mais valorizado ele for, mais alto poderá ser o valor do aluguel cobrado.

Imóvel na planta: renda passiva de longo prazo

Se você está pensando em fazer um investimento imobiliário vale a pena pensar em adquirir um apartamento na planta. O custo benefício desses imóveis costuma ser vantajoso para quem compra primeiro, uma vez que as construtoras praticam valores abaixo da média do mercado para custear a obra.

Além disso, como o empreendimento ainda está sendo construído, é normal que os valores sejam menores em relação aos apartamentos que já estão prontos. Como já explicamos, é natural que a propriedade se valorize com o passar do tempo.

A negociação direto com a construtora costuma ser menos burocrática e mais vantajosa porque ela pode oferecer formas de pagamentos especiais para quem adquire apartamentos na planta.

A construtora pode oferecer entrada parcelada e outras vantagens até a entrega das chaves. É possível financiar o valor restante e pagar as parcelas com o aluguel que você irá receber quando o apartamento estiver pronto. Dessa forma, não é necessário fazer o investimento imobiliário à vista.

Invista nos empreendimentos da Pride 

A Pride possui empreendimentos que são ótimas opções para quem pensa em diversificar a carteira ou entrar no mercado de investimento imobiliário.

O Lunetto e o Berlin estão localizados no bairro Água Verde, uma das regiões mais valorizadas de Curitiba. Os dois empreendimentos são de apartamento tipo studio, uma ótima modalidade para investimento sobretudo com o aquecimento do mercado de aluguel por temporada. E, com o Berlin sendo entregue ainda em 2023, o retorno sobre o investimento será muito rápido!

renda passiva

Já o Safir Beach Home é o lançamento da Pride na praia de Caiobá, no litoral paranaense. Essa é mais uma possibilidade de ganhar um bom dinheiro com o aluguel da propriedade, que conta com condomínio clube completo. Aluguel para a alta temporada do verão é lucro na certa!

 Por fim, o Verttice é uma boa oportunidade para quem busca investir em um imóvel de aluguel para um público com maior poder aquisitivo. As plantas são de um, dois ou três quartos e a área de lazer completa e a localização privilegiada (no Tingui, perto do Parque Bacacheri) são ótimos diferenciais desse empreendimento.

Venha tomar um café conosco em nossa Central de Vendas. Além de conhecer o apartamento decorado do Lunetto e do Uno Solare, você poderá saber mais sobre as diversas opções em nosso portfólio.

< página do Blog.