Praticidade, conforto, mobilidade e liberdade são principais atributos dos studios em relação aos imóveis tradicionais, além do preço, significativamente menor, que atrai investidores
Uma pesquisa recente realizada pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR), em parceria com a startup curitibana Isket, mostra que o nicho de locação pelo Airbnb está aquecido. Para se ter uma ideia, o número de imóveis disponibilizados nesta plataforma de aluguéis por temporada aumentou mais de 300% em pouco mais de um ano em Curitiba.
Nesse cenário os studios são uma tendência que vieram para ficar nas metrópoles. Sem dúvida, esses imóveis estão na mira de quem busca fazer investimento imobiliário porque são uma forma segura de proteger e de aumentar o patrimônio, além de diversificar a carteira.
O conceito de apartamento studio surgiu nos Estados Unidos e pode ser caracterizado como uma versão mais moderna dos lofts. Com metragem enxuta, não há separação formal entre os cômodos nas plantas. Geralmente, são construídos em localizações privilegiadas em grandes cidades e contam com uma área comum e de lazer bem completa. Esses apartamentos agradam o público jovem e de solteiros de todas as idades, que passam pouco tempo em casa, além dos turistas, que buscam formas mais econômicas de hospedagem quando viajam a turismo de negócios ou lazer. Por isso os studios fazem tanto sucesso no Airbnb.
É nesta categoria de imóveis que se encaixa o Lunetto, um dos lançamentos da Construtora Pride. Os studios têm plantas de 25,67 m², 26,41 m² e 29,38 m². Há opções com sacada e churrasqueira, terraço e unidades de dois quartos, no modelo duplex. A diferença nos projetos visa atender dois públicos distintos: aquele que busca praticidade para morar e que quer comprar seu primeiro imóvel e os investidores.
O empreendimento está localizado em um dos bairros mais valorizados de Curitiba: o Água Verde. O Lunetto fica na Avenida República Argentina, que contempla uma oferta ampla de comércios e serviços, shoppings, hospitais, edifícios comerciais e rede de transporte público. Além disso, o bairro tem acesso facilitado a diversos pontos da capital paranaense.
O projeto arquitetônico minimalista é assinado pela arquiteta da Construtora Pride, Letícia Schumann. Ela se inspirou nas fases da lua para concebê-lo e essas referências estão presentes na identidade visual do edifício e na paleta de cores escolhidas para os acabamentos, destacados pelos efeitos de luz e sombra nos espaços de uso comum. O ar de modernidade também está presente no projeto que traz materiais puros e estrutura metálica aparente, além de soluções tecnológicas como as fechaduras eletrônicas, que oferecem segurança.
A área de convivência é um capítulo à parte do Lunetto e contempla lavanderia, piscina coberta, sauna, sky e sport bar, academia, bicicletário, salas de reunião, coworking, sala de encomendas e marketplace. Todos os espaços foram projetados para atender o perfil de clientes que busca os studios como moradia ou hospedagem: esses dois públicos valorizam a praticidade no dia a dia e espaços de lazer que são um convite ao descanso e relaxamento.
A previsão de entrega do Lunetto é 2025. A comercialização dos studios será feita pelo Atlantica Residences, que possui imóveis nas principais plataformas de locação e reservas, além de mais de 750 agências de viagens e 9 mil agências corporativas.
Os studios têm um público potencial bem eclético: além de turistas que buscam aluguel por dia, estudantes e executivos que moram nos grandes centros durante a semana e voltam para suas cidades nos finais de semana, até jovens casais e idosos, que precisam de locais seguros e com um espaço menor para auxiliar na locomoção entre cômodos. A redução do núcleo familiar é mais um fator que favorece a opção por studios. Trata-se ainda do imóvel ideal para quem tem uma vida acelerada e que não precisa de muito espaço porque passa grande parte do tempo fora de casa.
O conceito de studios está bem alinhado ao estilo de vida contemporâneo, no qual as pessoas valorizam a maior mobilidade profissional e a localização de um empreendimento e suas facilidades em detrimento à metragem. Se identificam com os studios aquelas pessoas que não querem abrir mão de gastar seu tempo com qualidade e que evitam trânsito. Para elas, é preferível morar em um apartamento menor, mas que seja perto do trabalho.
O aluguel de imóveis em regiões bem localizadas também costuma ser alto e os studios surgem como uma alternativa viável em razão do valor acessível. São ideais para quem quer pagar pouco para viver com conforto e praticidade em bairros com vida própria e perto do centro.
São uma tendência e a demanda por studios é alta em grandes centros urbanos. E por registrarem alta procura no mercado imobiliário oferecem alta liquidez para revenda e bons rendimentos para locatários.
Por serem novos e com metragem reduzida, os studios geram manutenção mínima. O fato de serem menores também facilita a conservação do imóvel sem gerar dividendos para os proprietários.
Uma área comum versátil e funcional são mais uma atração dos studios que tornam esse produto imobiliário bem atrativo do ponto de vista do locatário. Por isso, não é difícil manter esses imóveis sempre ocupados.
Antes de alugar, não é preciso gastar um caminhão de dinheiro para mobiliar apartamentos de baixa metragem. Os encargos tributários como o IPTU – imposto cobrado pelas prefeituras e também varia de acordo com o metro quadrado da propriedade – também são menores, bem como a taxa de limpeza e seguro residencial.
Todas as despesas somadas na ponta do lápis tornam os studios interessantes para investidores. Afinal, em apartamentos alugados é o proprietário que arca com os custos dos reparos e itens estruturais do imóvel.
Em resumo: os studios são a melhor opção para investimento imobiliário por conta do destaque dessa tipologia de imóvel no mercado. Há um público crescente que busca por moradia com ótima localização, além de possibilidade de locação com alta rentabilidade.
A demanda por esse tipo de espaço também é crescente e a falta de terrenos em regiões bem localizadas inviabilizam a construção de empreendimentos similares. Por todas essas razões, os studios podem ser considerados um investimento seguro e com rápido retorno no futuro.
Avalie bem as ofertas e escolha empreendimentos de incorporadoras sólidas e com credibilidade no mercado, que cumprem prazos de entrega e que contam com a chancela de clientes satisfeitos. Dê preferência também para studios localizados em bairros valorizados.
Leia também: Quais as vantagens de comprar um apartamento na planta