Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Móveis planejados: sofisticação e melhor aproveitamento de espaço

Decoração

 - 

Neste artigo, você vai descobrir como os móveis planejados podem transformar espaços pequenos em ambientes confortáveis, práticos e sofisticados.

Inegavelmente o mercado imobiliário mudou muito nas últimas décadas. Casas e apartamentos estão cada vez menores e é impossível comparar o tamanho dos novos imóveis com aqueles em que moravam nossos avós e até mesmo nossos pais.

O fato é que essa tendência de imóveis mais enxutos deve se manter por muito tempo. Aliás, é bem provável que os imóveis residenciais daqui a 10 ou 20 anos sejam ainda menores do que os de hoje. 

E é neste cenário que os móveis projetados ganham destaque por trazer mais beleza e sobretudo conforto e organização para os moradores de empreendimentos compactos. Para se ter uma ideia, um relatório da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário), realizado em 2021, aponta que o crescimento da indústria de móveis foi de 31,7%. E esse número expressivo se deve ao aumento da demanda por móveis planejados.

Os móveis projetados suprem as necessidades específicas de cada cliente. Mesmo em espaços compactos, é possível conceber mobílias funcionais e personalizadas e, principalmente, com total aproveitamento do espaço.

Neste artigo vamos apresentar porque vale a pena investir em móveis planejados para transformar seu imóvel num autêntico “lar doce lar”.

O que são móveis planejados? 

Morar em um apartamento decorado é o sonho de muita gente. No entanto, nem sempre é possível encontrar no mercado opções que contemplem gostos pessoais e sobretudo as especificidades do imóvel. E a solução, para esses casos, é recorrer aos móveis projetados.

Os móveis planejados podem ser definidos como aqueles que são projetados para atender as necessidades de um cliente específico, ou seja: possuem um design exclusivo para se ajustar perfeitamente a cada ambiente de uma residência ou empresa.

Móveis projetados concedem organização e comodidade aos espaços. Já pensou numa cozinha, escritório, closet ou lavanderia criados sob medida para o seu estilo de vida? Esse é um benefício que as mobílias planejadas trazem para você.

Arquitetos e designers conseguem projetar um ambiente sob medida para as necessidades do cliente. Que tal distribuir gavetas de forma inteligente debaixo de camas, ou em armários suspensos? Dessa forma, a casa fica com a cara do proprietário, sem que tudo fique entulhado.

Sustentabilidade e durabilidade são outros pontos que merecem destaque quando o assunto são móveis planejados. Tais móveis visam aproveitar o máximo da matéria-prima, ou seja, o desperdício de material é mínimo. Por serem embutidos valorizam o preço final do imóvel, que passa a ser customizado e exclusivo.

 Como projetar móveis sob medida 

Como já dissemos neste artigo, as mobílias planejadas suprem necessidades específicas de cada morador. Em razão dos ambientes compactos dos imóveis da atualidade, os móveis projetados são versáteis, funcionais, personalizados e com total aproveitamento do espaço. 

As mobílias projetadas são exclusivas, ou seja, são criadas a partir do zero. O arquiteto e o designer de interiores são os profissionais que respondem pelo projeto dos móveis projetados. Outro ponto que deve ser levado em conta é que tais projetos são feitos com materiais de altíssima qualidade, seguindo rigorosamente todas as especificações técnicas do autor.  

Como são permanentes, a durabilidade é mais uma vantagem dos móveis projetados. Para isso, é indispensável a utilização de matéria 100% MDF, de preferência com chapa de 18mm e fundo de 9mm.

Móveis planejados para apartamentos pequenos 

Mobiliar um apartamento pequeno pode ser um dilema para grande parte da população. Felizmente, os móveis planejados tornam esses imóveis muito charmosos, confortáveis e, principalmente, funcionais. 

Viver em um apartamento pequeno não significa aperto, pois esses imóveis podem atender às principais necessidades do morador quando é decorado de forma inteligente. E é aí que entram os móveis sob medida.

móveis planejados

Uma dica é apostar na integração dos cômodos como uma alternativa para dar amplitude ao espaço. Nesses casos, os móveis projetados podem fazer a delimitação dos ambientes de uma forma sutil. Estantes vazadas com nichos entre um ambiente ou outro, bancadas e aparadores são exemplos de mobílias que cumprem bem essa função. 

A linha de móveis planejados retráteis também contribui com o aproveitamento de espaço em apartamentos compactos. Os designers de interiores têm expertise para criar bancadas retráteis na cozinha e para estudos, sapateiras dobráveis, camas que reclinam ou dobram, apenas para citar alguns exemplos. 

A multifuncionalidade, inclusive, é a palavra-chave para móveis projetados para apartamentos pequenos. Dentro de um espaço reduzido quanto mais funções um móvel tiver, melhor. Dessa forma é possível ter uma casa organizada e com tudo que você precisa para viver com muita praticidade e conforto.  

Já pensou num sofá que pode virar uma cama? Ou uma cama com baú para roupas e calçados? As mesas também podem ter nichos ou gavetas e pufes podem ser baús, entre outros. Não por acaso, móveis multifuncionais têm tudo a ver com apartamentos pequenos. 

Leia seguir sobre projetos de móveis sob medida para diferentes cômodos.  

Cozinha planejada

Você sabia que é necessário considerar que há uma série de diferenças entre as cozinhas que são planejadas por fábricas, em uma escala maior de produção, e aquelas projetadas com exclusividade, por um designer de interiores ou arquiteto?  

Os móveis planejados de cozinha ajudam a aproveitar melhor o cômodo, além de deixar todos os objetos de decoração e eletrodomésticos muito mais organizados. Neles, é possível encaixar geladeira, pia, fogão, entre outros utilitários, a fim de facilitar a circulação e aproveitar melhor o espaço.  

Outra vantagem das cozinhas planejadas é que é possível viabilizar a integração dos ambientes, como a sala de estar ou de jantar e até mesmo com varanda. Vale lembrar que, hoje em dia, até os apartamentos compactos possuem sacada com churrasqueira: tudo é pensado para trazer o máximo de comodidade para os moradores.  

Móveis planejados devem ser funcionais. Ou seja, fechamentos retráteis, abertura de portas com apenas um clique, uma gaveta com diversas utilidades, são algumas características dos móveis planejados de cozinha. 

 Quarto sob medida 

Um quarto do jeito que você sempre sonhou: cor, acabamento, material e acessórios. Móveis projetados valorizam mesmo os menores quartos. As mobílias exclusivas para o quarto aproveitam cada cantinho e, assim, aumentam os locais de armazenamento. Com isso, evita-se que o quarto fique bagunçado e cheio de objetos e roupas à mostra.   

Quando o assunto são móveis projetados, é possível escolher modelos que apresentam portas com amortecedor, gavetas automatizadas, divisórias inteligentes, espaços específicos para cabides, prateleiras e gavetas, entre outras funcionalidades. Todos esses detalhes tornam a atmosfera agradável e prática. Afinal, o quarto é cômodo da casa onde as pessoas necessitam de mais conforto.  

Existem diferentes modelos de móveis planejados para quarto. Cuidado com a funcionalidade, especialmente nos cômodos pequenos. Outra sugestão é a utilização de mobílias pequenas, como nichos e prateleiras embutidas, que são ideais para manter o ambiente mais clean e organizado. 

 Móveis planejados para a sala 

É inegável que a mobília planejada e padronizada deixa um ambiente mais refinado e visualmente sofisticado. Os móveis projetados promovem o bem-estar, contribuem com toda a decoração e conferem um ar de sofisticação para a sua casa, principalmente na sala. 

Esse é um dos cômodos que devem ser privilegiados para a decoração, uma vez que é um dos ambientes que mais recebem visitas e acomodam a família. Seja para passar um tempo junto curtindo uma série ou um filme, seja para um jantar, descansar ou jogar conversa fora.  

E, neste cenário, os sofás de canto são uma das principais alternativas para a decoração. Esse móvel é indicado tanto para apartamentos pequenos quanto para maiores e funciona de várias formas. Eles também são uma ótima opção para dividir ambientes e aumentar o espaço para receber pessoas.  

Por exemplo, se a sua sala fica no meio de um cômodo, os sofás de canto podem limitar essa área e separar o ambiente de uma forma bem harmônica. Dessa maneira, o móvel não prejudica o entorno e o espaço de circulação entre os ambientes.  

 Quanto custa mobiliar um apartamento com móveis planejados? 

Uma pesquisa encomendada pela plataforma Quinto Andar e realizada em parceria com o Instituto Datafolha aponta que 87% dos brasileiros compartilham o sonho de adquirir um imóvel próprio. Entre o público mais jovem, entre 21 e 24 anos, a taxa chega a 91%.  

E há uma série de elementos que devem ser analisados para quem está planejando realizar esse sonho. Uma das considerações é reservar parte do orçamento para adquirir um apê com móveis projetados.  

Logicamente, esse valor depende do nível de qualidade que cada cliente busca. No entanto, a estimativa é de que é preciso investir de R $3.500,00 a R $4.500,00 por m2. A cifra representa cerca de 30% do valor do imóvel, caso as mobílias planejadas sejam projetadas para todos os cômodos.

No fim das contas, uma coisa é certa: com a popularização do apartamento studio para moradia ou investimento, aproveitamento de espaço tornou-se uma tendência mais em alta do que nunca. Ou seja, o mercado de móveis planejados deve seguir aquecido nos próximos anos.

< página do Blog.