Saiba o que é SBPE e quais são as suas vantagens

SBPE | 24.01.2022

 

Realizar a compra da casa própria é um sonho que pertence a maioria dos brasileiros. A garantia de segurança de moradia e a independência do aluguel atraem muitas pessoas na busca por um imóvel para chamar de seu. 

É comum que muitos não saibam por onde começar a jornada em busca da casa própria, por isso é importante se informar sobre as formas de se conseguir um imóvel e escolher qual melhor se encaixa em suas necessidades.

Mas, você já ouviu falar ou sabe o que é o SBPE

Essa linha de crédito permite que você compre imóveis e terrenos com prazo de pagamento de até 35 anos. 

Neste artigo, vamos apresentar o que é SBPE, quais são as suas características e as suas principais vantagens. Acompanhe!  

O que é SBPE?

 

O Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) consiste em uma linha de crédito que funciona de modo com que os bancos recebam os pagamentos em forma de poupança – é um tipo de programa destinado exclusivamente à compra de imóveis e terrenos. 

O programa tem suas normas e diretrizes determinadas pelo Conselho Monetário Nacional e acompanhamento do Banco Central, que garante que tudo seja cumprido devidamente. 

E qual é a sua importância para o mercado imobiliário? 

No Brasil, existem inúmeros tipos de financiamento imobiliários que usam o SBPE e seus recursos em suas transações, fazendo com que o programa seja o principal pilar das compras de imóveis e terrenos no país, sendo também a principal fonte de capital para os negócios dessa área, movimentando milhões de reais ao ano e movendo a economia. 

Isso se deve graças à carta de crédito do SBPE, que permite aos órgãos financeiros que participam do programa, o uso de 65% de valores capitalizados dentro das contas de seus correntistas. 

Como funciona o financiamento pelo SBPE?

 

O programa oferece a possibilidade de realização de compras de imóveis e terrenos parcelados em até 35 anos, também permitindo que o financiamento facilite o valor do imóvel e que o proprietário possa adquirir outros imóveis em seu nome, desde que participe dessa modalidade. 

Existem muitas semelhanças entre o SBPE e os outros programas, que podem ser usados em financiamentos de imóveis e terrenos, mas que possuem como principal diferença o valor a ser pago, que fica armazenado na poupança do comprador. 

Sendo assim, o correntista terá os valores da sua linha de crédito elevados de acordo com os depósitos que fizer na poupança, ou seja, quanto maior o depósito maior o crédito. A frequência dos depósitos também influencia no aumento da linha de crédito.

Quer conhecer um pouco mais sobre outros programas? Clique aqui e descubra como funciona o programa Casa Verde e Amarela.

Principais vantagens do financiamento pelo SBPE 

 

Conforme já vimos anteriormente, o SBPE permite que o pagamento seja realizado em até 35 anos, permitindo um longo período de tempo para quitar o financiamento. 

No decorrer dos 35 anos do financiamento, também há a possibilidade de antecipar parcelas, dessa forma amortizando a dívida, o que é um benefício para o bolso do comprador.

Além disso, o SBPE exige uma renda familiar mínima de R$ 5.000,00, o que torna a linha de crédito uma forma acessível de se conseguir a tão sonhada casa própria, permitindo que mais pessoas possam alcançar esse sonho.

Outra grande vantagem se dá pela possibilidade de adquirir os mais variados tipos de imóveis. Podendo ser casas, apartamentos, propriedades dentro de condomínios fechados e até mesmo realizar a compra do imóvel na planta, dando liberdade para o comprador escolher a melhor opção de acordo com as suas necessidades de moradia ou para investimentos futuros.

Quais são as condições para participar do programa SBPE? 

 

Agora que você sabe o que é SBPE e quais são as suas vantagens, confira quais são os pré-requisitos necessários para solicitar o financiamento:

  • Ter 18 anos completos ou mais (menores de idade a partir de 16 anos completos emancipados podem participar do programa); 
  • Possuir cidadania brasileira, no caso de estrangeiros é necessário a apresentação do visto de permanência no território brasileiro; 
  • É preciso ter o “nome limpo”, ou seja, não possuir pendências que possam impedir a realização de créditos, como no Serasa ou no Serviço do Proteção ao Crédito (SPC);
  • Comprovar renda e ter no mínimo 30% desta disponível para o pagamento das parcelas;
  • Possuir renda familiar de no mínimo R$ 5.000,00.*

*IMPORTANTE: As taxas de juros podem variar de acordo com o banco usado na transação, com a menor taxa possível a partir de 8.5%+TR a 9,7%+TR ao ano, sendo TR a taxa referenciada que surgiu na década de 1990, atualmente ela se encontra zerada.

SBPE, SFH e SFI: qual é a relação? 

 

O Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) consistem em dois dos maiores sistemas de financiamento de imóveis disponíveis no país. Entretanto, é muito comum que as pessoas não saibam da ligação entre esses dois sistemas e o SBPE.

Ambos os financiamentos utilizam do SBPE como linha de crédito. Além disso, o SBPE também é utilizado fora desses sistemas, pois muitas vezes o comprador necessita de um imóvel de valor acima do permitido pelo SFH, que consiste em um programa destinado a pessoas de baixa renda, sendo assim, o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo ganha grande importância em relação a estes dois sistemas. 

O que diferencia o SBPE do Casa Verde e Amarela? 

 

O já conhecido programa Minha Casa Minha Vida passou por algumas mudanças em sua estrutura e ganhou também um novo nome: Casa Verde e Amarela, sendo um dos sistemas de financiamento mais conhecidos quando se trata da conquista da casa própria. 

Mas, no que ele se diferencia do SBPE? 

 

Em primeiro lugar, o Casa Verde e Amarela possui uma restrição ao número de imóveis no nome do contratante (é possível ter apenas um), enquanto essa regra não existe no SBPE. 

O tempo disponível para pagamento também difere em ambos os programas. Embora a diferença seja sutil, o SBPE possui 5 anos a mais de prazo do que o programa Casa Verde e Amarela, que disponibiliza apenas 30 anos. 

O SBPE possui outra diferença vantajosa, a possibilidade de realizar o pagamento via FGTS, que você pode saber mais abaixo.

É possível utilizar o saldo FGTS no SBPE? 

 

Por funcionar de maneira semelhante à uma poupança, o saldo do FGTS pode ser utilizado para realizar a compra de seu imóvel. Para isso, é necessário que o potencial comprador cumpra alguns requisitos. Veja abaixo. 

Condições para usar seu FGTS como pagamento no SBPE

 

  • É necessário essencialmente que o titular do financiamento seja o dono da conta FGTS;
  • Diferentemente da linha de crédito padrão realizada em poupanças, o contratante não pode ter imóveis em seu nome; 
  • O potencial comprador não pode estar envolvido em outros financiamentos, sobretudo com o SFH;
  • Possuir no mínimo 3 anos de registro na CLT, usada em regime de fundo de garantia.

Bom, agora que você sabe o que é SBPE, quais são as condições para solicitar financiamento e as principais vantagens dessa linha de crédito, conheça a Pride Construtora

Conheça a Pride Construtora

 

Fundada em 2012, a Pride Construtora tem como foco a realização de sonhos, além do compromisso de ser referência em qualidade no segmento imobiliário. 

Nós buscamos continuamente a satisfação dos nossos clientes, a fim de fortalecer ainda mais a reputação da marca no mercado. Também contamos com as certificações de Excelência em Qualidade ISO 90001 e PBQP-H Nível A, que comprovam o alto nível de qualidade dos nossos empreendimentos.

Venha conversar com a Pride Construtora e esclarecer todas as dúvidas sobre o que é SBPE e como funciona o financiamento SBPE para construção e para compras de imóveis. Entre em contato conosco agora mesmo

Gostou deste artigo sobre o que é SBPE e quais são as suas vantagens? Então, confira outros títulos que separamos para você:

 

Compartilhe:

Precisando de ajuda? Converse com a gente aqui: