Quais os primeiros passos para comprar um apê? Confira agora!

Dicas para sair do aluguel | 23.04.2021

Sair do aluguel, conquistar a tão sonhada independência ou investir num patrimônio são alguns dos objetivos a serem alcançados quando se fala em comprar um imóvel. O gostinho de ter algo desse porte registrado no próprio nome é uma das sensações mais incríveis da vida!

Mas este sonho precisa de bastante cautela para não se tornar um terrível pesadelo. Existe uma certa burocracia envolvida em todo o processo de compra de um apartamento, mas não se preocupe que vamos explicar os primeiros passos para você conquistar seu primeiro apê! Segue o texto!

 

Planejamento

Não tem como fugir. Se você colocar tudo na ponta do lápis (ou numa planilha) todos os seus gastos mensais, incluindo itens supérfluos, as chances de evitar dor de cabeça aumentam, e muito!

Comprar um imóvel exige planejamento financeiro, justamente porque é um investimento alto, que vai levar um bom tempo para ser quitado na maioria das vezes.

Com esse controle financeiro, ficará mais fácil, também, saber quanto dinheiro você conseguirá poupar ou até se existem pendências em seu nome.

ATENÇÃO! A maioria dos financiamentos de imóveis pedem, pelo menos, 20% de entrada.

 

Olhe para o mercado imobiliário

O próximo passo, depois de organizar suas contas e saber como estão seus gastos, é entender um pouco mais sobre o mercado de imóveis, que tende a oscilar bastante.

Você precisa observar, principalmente, o que tem saído na imprensa sobre o assunto, para saber se é um bom momento para investir num imóvel. Procure entender um pouco de como funciona a taxa Selic e a inflação do mercado.

Você também pode pesquisar a reputação das construtoras em sites de defesa do consumidor, por exemplo, além de estudar as formas de pagamento disponíveis e as possibilidades oferecidas pelas instituições financeiras. 

 

Algumas opções de financiamento

Como você deve ter percebido, a realização desse sonho requer um investimento financeiro um tanto alto. Por isso, o financiamento é uma das principais formas de conquistar o primeiro apartamento.

E, para quem não tem um orçamento muito abastado, existem algumas opções, como o Programa Casa Verde Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), financiamento com a Caixa e outros bancos, ou até mesmo, o financiamento negociado diretamente com as construtoras.

Esta última opção pode ser vantajosa, por utilizar tanto o programa Casa Verde Amarela (que fornece subsídios de até R$ 25 mil reais, quanto o saldo do FGTS simultaneamente.

 

Escolha um apê novo

As vantagens de comprar um apartamento novo, geralmente, ainda na planta ou em fase de obras são inúmeras. Condomínio equipado, maior conforto e menos manutenção são alguns pontos favoráveis.

Outros diferenciais importantes são as garantias da construtora e a assistência que você pode ter comprando um imóvel totalmente novo. Sem falar que o apê será entregue com um acabamento de qualidade para você se preocupar apenas com pequenos ajustes e deixar a decoração do seu jeito.

 

Preste atenção na localização

Este passo está bastante relacionado ao anterior e precisa de um cuidado especial nas suas buscas pelo novo apê. É aqui que você decide se vai viver num bairro mais tranquilo ou mais agitado, próximo de linhas de transporte, escolas, mercados e outros serviços que você considere essenciais para ter ao seu redor.

Além disso, a depender do bairro que você escolher, também é importante prestar atenção no custo do metro quadrado da região. Esse fator influencia diretamente nos custos de compra e, ainda, no valor do IPTU.

 

Custos extras

Chegando perto da decisão final, é preciso pensar novamente no planejamento financeiro. Se lá atrás você calculou os custos do momento anterior à compra, agora é preciso incluir o que ainda virá: IPTU, conta de luz, condomínio e outros gastos que o próprio financiamento vai trazer.

Fique de olho nas seguintes taxas e/ou impostos:

– ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), aplicado de acordo com a alíquota de cada município;

– Avaliação das condições do imóvel;

– Análise jurídica da documentação;

– Documentação de cartório e registro de imóvel.

 

Conclusão

Ao longo desse post, você percebeu que comprar o primeiro apê é realmente um sonho alto, mas que é totalmente possível de alcançar. Organize seu orçamento, busque informações sobre as ofertas das construtoras, pesquise um pouco sobre o mercado imobiliário, taxas e juros e, é claro, escolha aquele apartamento que te trará memórias incríveis!

A burocracia assusta, realmente, mas seguindo os passos que destacamos, a conquista desse sonho ficará ainda mais próxima de você.

 

Sobre a Construtora Pride 

A Construtora e Incorporadora Pride possui os certificados ISO 9001 e PBQP-H nível “A” (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), valorizando o compromisso com o cliente, respeitando os prazos e entregando residenciais auditados em padrões internacionais de qualidade.

Mais que mudar seu endereço, nossa proposta é para você mudar de vida!

Compartilhe:

Precisando de ajuda? Converse com a gente aqui: