O que avaliar na hora de comprar um imóvel para alugar?

Economia | 05.10.2020

Quem anda estudando novas formas de investir o dinheiro parado já deve ter pensado algumas vezes em comprar imóveis para alugar. Afinal, parece ser um investimento seguro e com bom retorno, principalmente com a taxa SELIC tão baixa, não é mesmo?

E esse pensamento é bem embasado! Apesar de demandar certo tempo e investimento com reformas, reparos e divulgação, um imóvel pode trazer um retorno de até 6% ao ano. Parece óbvio o que vamos dizer agora, mas atenção: o imóvel tem que estar alugado para gerar renda. Antes de você sair desse blog por ouvir uma afirmação tão óbvia, é importante entender que nem todo mundo leva esse ponto em consideração na hora de comprar um imóvel para alugar. 

Por quê? Justamente porque muitos acham que comprar uma casa ou apartamento já é o suficiente para torná-lo atrativo ao ponto de ser alugado desde o primeiro dia na imobiliária. E isso não é verdade! Muitos pontos precisam ser analisados antes de você despejar uma grande quantia de dinheiro em um investimento que, se não for analisado com cuidado, pode ser muito incerto. 

Então o que você deve levar em conta na hora de comprar um imóvel para alugar? É sobre isso que viemos falar hoje!

Veja só essas dicas simples e rápidas:

Localização

Ela é muito importante! Veja se a propriedade está localizada próxima a mercados, escolas, universidades, farmácias, bancos e hospitais. Quanto mais bem localizado for, mais as chances de alugar por períodos longos e cobrar um bom valor mensal.

Valorização no mercado

Como está a valorização da região? Esta é uma boa hora para avaliar cidades em crescimento que, apesar de não possuírem uma boa estrutura atualmente, estejam crescendo de forma acelerada. Claro que essa é uma modalidade de compra arriscada, já que a localização é imprescindível para torná-lo relevante aos olhos de quem aluga. Mas vale a pena pensar com carinho! No mais, fuja de áreas que não possuem perspectiva de crescimento ou que realmente não valorizam de forma satisfatória há algum tempo. 

Principal público da região

Mother helping her little daughter to draw

É uma região familiar, universitária ou tradicional? De acordo com cada público, as preferências mudam e a estrutura oferecida pelo próprio prédio ou terreno precisam atender certas demandas. Bairros com uma população mais velha tendem a apresentar maior procura por prédios com elevador e casas de um único andar, com corredores largos. Já universitários, que sejam perto da própria universidade, mercados e fácil acesso a lugares mais badalados. 

E o que você, como dono do imóvel, deve fazer para ele sempre ficar relevante no mercado?

Realize manutenções frequentes

Ponto importantíssimo! As manutenções básicas como hidráulica e elétrica são por sua conta, e elas não devem falhar. Se mantenha disposto para ajudar o novo morador com tudo o que precisar. 

Mantenha uma relação saudável com o inquilino

Relações saudáveis são boas em qualquer ambiente, mas principalmente nesse caso. Desavenças podem resultar em problemas financeiros e até jurídicos! Então mantenha contato e nunca o deixe desinformado (tanto sobre as dúvidas apresentadas, quanto sobre informações técnicas ou aviso prévio de devolução das chaves). 

Gostou das dicas? Então clique aqui e confira outros conteúdos que preparamos para você. 

Compartilhe:
@construtorapride

Receba Novidades

Seja o primeiro a saber sobre os novos empreendimentos e promoções

Precisando de ajuda? Converse com a gente aqui: