Como adaptar a casa para cadeirantes?

Empreendimentos  •  Decoração | 29.10.2020

Adaptar a casa ou o apartamento é um passo muito importante para acessibilidade de cadeirantes. Além de promover um ambiente facilitado, também possibilita uma maior autonomia do cadeirante para realização das tarefas diárias, que podem se tornar um pesadelo caso algumas adaptações não sejam feitas.

Antes de sair quebrando paredes e arrancando portas, é importante mapear algumas coisas.

  • Qual é o tipo de cadeira utilizada? Dependendo do tamanho, a pessoa não possui tanta mobilidade e terá dificuldades para se adaptar em espaços não muito grandes. 
  • Faça um teste com a cadeira nas curvas do apartamento ou casa. Dessa forma, fica mais fácil de identificar as maiores dificuldades e pontos de atenção.

Agora acompanhe essas dicas simples que podem mudar totalmente o ambiente de cada cômodo:

Banheiro

  1. Dê preferência para os armário vazados, ou seja, sem nada embaixo que atrapalhe o encaixe da cadeira.
  2. Geralmente o cômodo possui poucos metros quadrados, então diminua e, se possível, elimine todos os obstáculos para melhorar a movimentação. 
  3. Dê atenção especial ao chuveiro! Caso o cadeirante não dependa totalmente de um terceiro, adicione o famoso “chuveirinho”. Por ser móvel, auxilia na hora da limpeza dos membros mais difíceis. 
  4. Deixe tudo ao alcance. Nada de prateleiras e pias altas!

Quarto

  1. Para facilitar a transferência, deixe a cama na altura da cadeira de rodas. Caso não encontre camas altas para comprar, opte pela compra de pezinhos individuais.
  2. Organize as roupas do armário para facilitar a visualização sem precisar desdobrar ou mexer nas peças. 

Cozinha

  1. É muito importante que todos os armários também sejam vazados, ou somente aqueles utilizados de bancada para cozinhar. 
  2. Para armários que não sejam vazados, certifique-se que eles estejam a alguns centímetros do chão. Assim evita acidentes com os pés!
  3. Prefira as mesas com pés laterais, que facilitam o encaixe da cadeira.

Sala

  1. Deixe o sofá da altura da cadeira para facilitar a transferência.

E além dos cômodos, também é preciso dar atenção para outras áreas da casa:

Portas

  1.  O tamanho da porta depende do tamanho da cadeira. O tamanho ideal para cadeiras comuns é de 60cm a 70cm, que oferecem espaço de sobra para passagem.
  2. Quanto ao formato, portas de correr oferecem maior conforto. Mas cuidado! Portas sanfonadas podem diminuir o espaço de passagem.

Rampas

  1. Construa sem medo! Degraus são péssimos para a estabilidade das cadeiras e, além de pedir a passagem, podem causar graves acidentes. 

Em caso de apartamentos, é muito importante optar por condomínios que tenham estrutura e sejam pensados para acessibilidade! Tanto nas áreas comuns quando em áreas de acesso. 

Um exemplo da própria Construtora Pride é o Jardim das Araucárias em Ponta Grossa – PR, que foi projetado pensando em acessibilidade e é o único da categoria com elevador:

Gostou desse conteúdo? Para conferir mais, é só acessar a página inicial do nosso blog

Compartilhe:

Precisando de ajuda? Converse com a gente aqui: