Empreendimentos
-A sustentabilidade na construção civil é um tema urgente e indispensável, pois dela depende o futuro do planeta em que vivemos. Ainda que o tema Em outras palavras, trata-se de uma responsabilidade coletiva da qual a construção civil precisa assumir sua responsabilidade, dado o impacto ambiental de suas atividades.
Embora seja uma atitude desafiadora, pensar em soluções que se tornem ações ecologicamente corretas é uma realidade a olhos vistos no setor. Cada vez mais, há uma preocupação em minimizar os impactos que nossa atividade provoca, a começar por metas incluídas no rol de boas práticas das construtoras. A exemplo da Pride, que adota em seus canteiros de obras processos que visam a preservação ambiental como meta permanente.
Pensando nisso, neste artigo vamos abordar o conceito por trás desta tendência praticamente consolidada. Além disso, trazemos exemplos de sustentabilidade na construção civil paranaense por meio dos empreendimentos com assinatura Pride.
Todo mundo sabe que, na construção de um imóvel, geram-se quantidades enormes de resíduos e entulhos. Da mesma forma, a produção de matéria-prima, como a madeira, por exemplo, pode acarretar em problemas ao meio ambiente. Isso sem falar no uso de energia elétrica e água, que costuma ser muito alto. A menos que nada mais fosse construído, todas as circunstâncias mencionadas acabam sendo inevitáveis ao progresso.
Todavia, a grande questão está em como o ramo lida com a situação. Ao mesmo tempo, em como atua para desenvolver estratégias e processos construtivos capazes de reduzir aos danos ao meio ambiente naturais e viabilizar o uso consciente de recursos não renováveis. Tudo para que o antes, durante e depois das construções continue a potencializar a economia, porém sem deixar de se preocupar com as próximas gerações.
Para exemplificar, há diferentes níveis de sustentabilidade na construção civil atualmente. Entre as iniciativas com foco em cuidar melhor do ecossistema, está a reutilização de detritos. Para se ter uma ideia, no Brasil, são aproximadamente 80 toneladas de sobras por ano. Sendo assim, nada mais justo aproveitar todo esse “lixo” até que se torne amigo da natureza.
Em se tratando de indicadores de sustentabilidade, a Pride é uma construtora engajada em aumentar os números positivos. Prossiga a leitura e confira o que tem sido feito em prol de um amanhã mais verde a quem mora em Curitiba e demais cidades do Paraná nas quais atuamos.
Abrangendo o consumo consciente de matérias-primas, o reaproveitamento de resíduos e a minimização de desperdícios, o conceito de sustentabilidade na construção civil traz uma série de vantagens ao meio ambiente e à sociedade como um todo.
Veja a seguir algumas delas.
Ao alterar os processos de fabricação dos insumos, trocando os modelos convencionais por opções ecológicas, evita-se a emissão de gases tóxicos que poluem a atmosfera. Da mesma forma, diminuir o consumo de energia elétrica e de água traz um retorno imensurável ao meio ambiente. Poupar a Terra de extrações desordenadas não só é necessário, como urgente.
Uma construção consciente em comparação com uma edificação normal pode diminuir o custo final e até o prazo de conclusão. Isso porque ela não apenas reduz os gastos operacionais, mas também minimiza a emissão de carbono do canteiro de obras. Por consequência, contribui com o desafio global de amenizar as mudanças climáticas.
Além dos aspectos vitais e éticos, a sustentabilidade na construção civil também é uma demanda cobrada pelos consumidores mais atentos, exigentes e engajados com a causa.
Em busca de qualidade de vida, hoje em dia, boa parte das pessoas leva em consideração a maneira como sua casa foi construída. Um tipo de cuidado que não é mais restrito às edificações com grandes orçamentos, nem só aos espaços públicos. Eficientes e baratas, as tecnologias sustentáveis e as técnicas construtivas eficientes atendem às exigências frequentes do nosso cotidiano e trazem maior apelo e conforto visual.
Adotar a sustentabilidade na construção civil também pode ser um ótimo argumento de vendas, uma vez que o conceito está em alta nos dias atuais. Assim, a organização consegue alcançar uma imagem mais positiva com os compradores e o mercado, mostrando que se importa com os impactos ambientais.
Uma das vantagens de aderir às soluções sustentáveis são os incentivos fiscais por parte do governo brasileiro, tanto em âmbito federal, como estadual e municipal.
Vale destacar que, em 2018, o Senado aprovou o Projeto de Lei (PLS 252/2014), voltado aos imóveis construídos com redução de recursos hídricos e eficiência energética. O projeto ainda aguarda a sanção do presidente da república, mas é mais uma prova prática de que há gente olhando para essa questão.
Aqui na Pride, contamos com o departamento de Gestão Ambiental, com foco exclusivo em questões como a importância da sustentabilidade na construção civil.
De fato, mantemos todo nosso time alinhado por meio da série “Minuto da Qualidade Ambiental”, uma newsletter que envia toda semana atualizações sobre nossos projetos sustentável, consolidação de planos e insights sobre o tema.
Tudo para acompanhar o andamento das propostas, que não são poucas. No dia a dia, os times de engenharia, projetos, suprimentos e incorporação conectam-se às principais demandas e exigências. Da mesma forma, são profissionais engajados no compromisso com um futuro sustentável para todos.
A saber, nos orientamos pela ISO 14001:2015, um marco importante em se tratando de sustentabilidade no cotidiano de um canteiro de obras. Afinal, o selo estabelece diretrizes claras que, ao serem respeitadas, promovem a consciência e a responsabilidade ambiental em todas as fases do projeto. Assim, fica mais fácil reduzir os impactos negativos, tais como a contaminação do solo, a poluição da água ou a emissão de poluentes atmosféricos.
Portanto, temos a satisfação de dizer que empreendimentos como o Verttice, em Curitiba, e o Moradas de Bragança, em São José dos Pinhais – região metropolitana da capital, reúnem uma série de ações sustentáveis.
Os investimentos em métodos construtivos sustentáveis renderam ao EOS Residence, em Londrina (PR), o Selo Azul, da Caixa Econômica Federal. Ou seja, uma conquista para atestar que a Pride está, de fato, comprometida com a sustentabilidade, com o uso racional dos recursos naturais e soluções urbanísticas e arquitetônicas de qualidade.
Para deixar claro o quanto levamos a sério a questão da sustentabilidade na construção civil, vamos listar abaixo algumas das ações que já são colocadas em prática — e trazem resultados — em diversas de nossas obras:
Construir empreendimentos de qualidade é o que nos move. Mas, no fim das contas, isso só faz sentido se conseguirmos cumprir os compromissos assumidos com nossos clientes, com a sociedade e, claro , com o meio ambiente. E temos orgulho em ir além do esperado para fazer a nossa parte!