Ter uma parede revestida com um painel ripado de madeira é uma tendência decorativa que amamos. Isso porque a peça quebra a monotonia do ambiente, traz um toque de estilo e ainda proporciona aquela sensação gostosa de conforto e aconchego. Sem contar que o material ajuda a quebrar a frieza do cimento e, de quebra, é atemporal.
Além de tudo, esse é um recurso poderoso capaz de desempenhar diferentes funções ao mesmo tempo. Com ele, qualquer espaço fica mais organizado, equilibrado e elegante. Sem falar no acabamento impecável para um décor impactante. Ou seja, uma opção bonita e prática para valorizar o imóvel da sua família.
Entenda melhor como usar o painel ripado na decoração com as dicas a seguir.
Em linhas gerais, o painel ripado de madeira é um elemento que atua com maestria no recobrimento de paredes. Inclusive, há quem diga que ele surgiu para revolucionar essa técnica. Quem já se deparou com um certamente se impressionou com sua capacidade de imprimir modernidade e sofisticação ao ambiente.
O apelo visual é seu maior trunfo porque valoriza uma parede em destaque, por exemplo. Ademais, o painel ripado ganha ainda mais pontos pela versatilidade. De forma estilosa, serve para camuflar as irregularidades (pilares ou vigas) e disfarçar as portas entre os ambientes.
Aliás, também é uma excelente alternativa para esconder fiações aparentes. Não por acaso, é muito comum nos projetos de interiores a presença do painel ripado de madeira para fixar a TV, pois não existe solução melhor para instalar o eletrodoméstico sem deixar qualquer tipo de bagunça aparente. Afinal, ninguém merece ter que conviver com fios emaranhados, não é mesmo?
Além das funcionalidades que já citamos, o painel ripado de madeira ainda encontra outras propostas de utilização. Selecionamos as mais interessantes a seguir.
Atuam como brise-soleil (do francês, “quebra-sol”), um dispositivo arquitetônico que impede a incidência direta dos raios de sol nsas áreas internas de um edifício, de forma a evitar o calor excessivo. Todavia, sua fabricação em lâminas garante boa ventilação.
Para quem não dispensa o ar-condicionado, mas detesta a ideia de ter que conviver com as máquinas, aqui o painel consegue ser um ótimo disfarce.
O elemento forma um pórtico na entrada e pode unificar a parede principal, ou mesmo integrar as salas de estar e jantar.
No conceito aberto, ambientes como sala de estar, cozinha e varanda convergem entre si. Para que a porta do banheiro social não fique à mostra, a marcenaria cria uma estrutura que amplia as possibilidades estéticas e funcionais.
Nesse sentido, caso o home office fique anexo à sala, bastaria fechar para o espaço se tornar um quarto de hóspedes. O mesmo aconteceria na suíte que poderia ter um closet, ora aparente, ora não.
Logo na entrada, o painel ripado de madeira delimita a área onde as pessoas tiram os sapatos ou garante a privacidade de quem está na sala quando a campainha toca.
O painel é imponente, sobretudo, no living, ainda mais se puder ser aberto e fechado de acordo com o nível de intimidade que se deseja revelar do imóvel.
No dormitório, faz as vezes de uma cabeceira ocupando toda a parede atrás da cama.
Ainda que aspecto original da peça seja muito elegante, a versão mais queridinha do momento é a que recebe revestimento de melamina ou folheado de lâmina natural de madeira. Os acabamentos freijó e nogueira estão no topo da lista.
Outra opção são os painéis ripados de MDF com pintura laqueada, disponível em uma infinidade de opções de cores que, dependendo da tonalidade, podem deixar o ambiente mais descolado e contemporâneo.
Atualmente, existem empresas do setor que já fabricam painéis ripados em polipropileno. Ou ainda em alumínio, que é mais indicado para áreas externas por sua maior durabilidade.
O painel ripado de madeira é um excelente aliado da decoração. E sua utilização não está restrita às paredes. Pelo contrário, podem ser usados como revestimento de móveis e pano de fundo para objetos do acervo dos moradores e obras de arte.
Porém, é bom ter cautela para não exagerar. Por ser algo chamativo, acaba roubando a cena do projeto. Dessa forma, convém não repetir o material no piso e em grande parte do mobiliário. Esse equilíbrio é fundamental para evitar que o conceito acabe se tornando cansativo com o passar do tempo.
Para os adeptos de ambientes limpos e leves, uma dica é mesclar painéis de madeira com marcenaria desenhada sob medida para garantir um décor personalizado e usual.
Agora que a cabeça está cheia de inspirações, chegou a hora de falar como fazer um painel ripado de madeira. À princípio, são duas opções:
Flexibilidade na hora da mudança
Quem ficar com receio de investir na peça em razão de uma eventual mudança, não precisa se preocupar, pois é possível removê-la e transportá-la para um novo endereço e, posteriormente, realizar as alterações necessárias. Todavia, é crucial pensar nessa questão desde o início, optando por um painel que possa ser feito de forma mais modular e sem a fixação direta das peças.
Gostou dessas dicas de decoração? Não deixe de visitar nosso apartamrento decorado parase inspirar ainda mais e levar a decoração do seu imóvel para um novo patamar!