drywall

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

O que é drywall? Conheça as vantagens do revestimento sustentável 

Embora a solução seja utilizada há mais de 20 anos no Brasil, muita gente ainda não sabe o que é drywall. Neste post você vai entender como a rapidez e facilidade na instalação, além do custo e da versatilidade, tornam o material ideal para obras e reformas. 

Você sabe o que é parede de drywall? O termo refere-se a um sistema de construção a seco, que não utiliza água (ou consome esse recurso em quantidades mínimas). Trata-se de um material industrializado que chega pronto à obra, sem demandar o acréscimo de argamassa ou qualquer material. Por isso, contribui com uma construção mais limpa.  

Essa é apenas uma das vantagens do drywall. Um dos destaques é a versatilidade da solução, que é ideal para dividir ambientes, fazer isolamento acústico, embutir iluminação ou até mesmo criar móveis e nichos. Pode ser empregado tanto em projetos residenciais como em estabelecimentos comerciais ou industriais, em obras novas, reformas ou retrofit (modernização de construções). 

O que é drywall? 

Para entendermos o que é drywall, é bom entendermos sua origem, uma vez que sua criação veio de encontro a um problema do século XIX: os incêndios, que causavam grande destruição em construções de madeira. O grande incêndio de Chicago, em 1871, devastou uma parte considerável da cidade e deixou mais de 100 mil pessoas desabrigadas. 

Em 1981, o químico Augustine Sackett buscou diferentes saídas para contornar este problema. Em seus testes, acabou chegando ao que viria a ser o drywall. Sua concepção é relativamente simples: painéis ou chapas eram produzidas com gesso natural revestido com papel cartão nas duas faces. 

Obviamente, o drywall evoluiu bastante em termos de tecnologia, e hoje é sinônimo de uma solução arquitetônica prática e inteligente, utilizada em diversos países. 

drywall

Indicações da parede de drywall 

O drywall é indicado para esconder tubulações (shafts), engrossar paredes, cobrir aberturas ou consertar erros de execução na obra. Além disso, o gesso é mais fino que os tijolos: as obras que utilizam o drywall ganham cerca de 5% de área útil.  

As placas de gesso que compõem o revestimento também são resistentes e, apesar da pequena espessura, comportam a instalação de portas, absorvendo os impactos como movimentos e batidas. O material suporta bem tremores, choques e vibrações. 

Agora que já entendemos o que é parede de drywall e para o que ela é indicada, vamos conhecer os benefícios deste revestimento. 

Custo

Para saber se o drywall será mais caro que uma construção em alvenaria, com tijolos, é necessária uma avaliação criteriosa. Mas, é fato que ele costuma valer a pena, uma vez que consome menos recursos e gera menos desperdício. 

Entre os pontos devem ser analisados, temos: custo do material, tempo de execução, volume de mão-de-obra e desperdício de materiais. O drywall oferece benefícios em relação a todos eles: a instalação é rápida e o acabamento possui alta qualidade.  

Praticidade de instalação  

Outro ponto a favor do drywall é a facilidade nas instalações hidráulicas, elétricas e de telecomunicações. A solução permite a passagem da tubulação no interior de sua estrutura por meio do sistema de fixação à pólvora em tetos ou aparafusadas em perfis de aço galvanizado.  

 Essa é mais uma das vantagens do drywall:  o acesso às instalações é simples, caso seja necessário fazer algum reparo. Não é necessário quebrar a parede, como nas construções em alvenaria, para realizar eventuais consertos.  

 E se o projeto mudar no meio da obra ou de uma reforma é bem mais fácil corrigi-lo com o drywall. Ao contrário da alvenaria, a mudança é feita de modo rápido, econômico e sem gerar entulho.  

Sustentabilidade 

A sustentabilidade faz parte da agenda da construção civil e, neste sentido, o drywall é um material coerente com as novas tendências para o setor. Como já dissemos no começo desse post, quando explicarmos o que é drywall, o gasto com água – recurso valioso e esgotável do nosso planeta – é muito pequeno na instalação do revestimento.  Economizar água é ajudar a preservá-la. 

Além disso, de acordo com os dados da Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (Abrecon), o Brasil produz uma média de 84 milhões de metros cúbicos de entulho por ano. A utilização do drywall pode reduzir consideravelmente esse número.  

As chapas de gesso que formam o revestimento são reaproveitáveis e não geram resíduos tóxicos. Também não há desperdício de material e a solução praticamente não gera entulho - apenas 5% em comparação com os 25% de resíduos produzidos (em média) pela construção tradicional. 

Facilidade de manutenção 

Que atire a primeira pedra quem nunca teve algum problema durante uma reforma ou construção. A má utilização e conservação dos materiais podem provocar danos nas estruturas do material e comprometer a qualidade final da obra. 

Aí entra mais uma das vantagens do drywall que é a manutenção fácil e rápida. Os consertos em revestimentos, paredes e tetos feitos com esse revestimento são mais simples, rápidos e limpos, em comparação às obras em alvenaria.  

 A recuperação deve ser realizada por profissionais qualificados que utilizam o “kit reparo drywall”, composto por ferramentas básicas. Assim como a instalação, o processo de reparo é rápido, sem a necessidade de quebrar reboco e tijolo. Todo o processo ocorre de forma limpa, com menos desperdício e dor de cabeça. 

 Consertos menores podem ser feitos ainda com uma fita de reparo, que pode ser encontrada em lojas de ferragens e materiais de construção. Trata-se de uma fita revestida com protetor adesivo. 

Drywall ou Alvenaria? 

De acordo com a Associação Brasileira do Drywall, dois profissionais capacitados são capazes de instalar cerca de 30 metros quadrados de drywall em apenas um dia. A rapidez na execução da obra é, sem dúvidas, mais uma das vantagens do drywall. Uma parede pode ficar pronta para receber acabamento em cerca de duas horas. 

As paredes secas, como também são conhecidos os revestimentos de gesso, chegaram tímidas no Brasil há pouco mais de 20 anos, mas por sua praticidade, versatilidade, economia e sustentabilidade, caíram no gosto de engenheiros e arquitetos. Depois que os especialistas entenderam o que é drywall e quais as suas vantagens, o material tornou-se uma excelente opção para construções e reformas. 

Se após a conclusão desse post você ainda tiver dúvidas sobre qual material escolher, o indicado é consultar um profissional para ajudá-lo a planejar e implementar seu projeto.  Ainda há muitos mitos e especulações acerca da utilização do revestimento de gesso na construção civil e o ideal é buscar informação para fazer a melhor escolha. 

  Você gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário sobre esse post! 

  

 

< página do Blog.