Saiba mais sobre nosso compromisso com melhoria contínua, prática que agrega valor e traz resultados que impactam clientes, colaboradores e a sociedade como um todo.
A melhoria contínua é uma realidade na rotina das organizações, e há métodos testados e aprovados para implementá-la. Em virtude do mercado altamente competitivo, de nada adianta alcançar um resultado se o planejamento não incluir novos objetivos a fim de dar constância e viabilizar um crescimento sustentável.
Mas, como colocar isso em prática nos negócios?
Assim que a melhoria contínua passa a fazer parte da cultura empresarial, como é o nosso caso, o conceito é expandindo para todos os setores da empresa. Porém, antes de tudo, você precisa entendê-lo para só então poder aplicá-lo de forma satisfatória.
Pensando nisso, no post de hoje trazemos um resumo objetivo sobre o tema! Você irá aprender:
Seja para quem é da construção civil ou de qualquer outra área, ampliar os conhecimentos sobre melhoria contínua é uma oportunidade de não apenas turbinar as métricas, como também de aumentar o nível de satisfação dos clientes.
Certamente, cada um de nós já ouviu a frase “nada é tão bom que não possa melhorar”. Nos negócios, de fato a premissa é mais que verdadeira. Desse modo, a melhoria contínua é a prática adotada por gestões engajadas em aumentar cada vez mais seus resultados, bem como aperfeiçoar uma série de questões que fazem a atividade acontecer.
Só para exemplificar, a melhoria contínua pode estar presente em produtos, processos ou serviços. Trata-se de um plano cíclico, ou seja, todo dia você identifica como os procedimentos e rotinas podem ser mais eficientes e eficazes. Contudo, o segundo passo demanda a aplicação de três fatores básicos para que melhoria contínua possa se desenvolver.
Em outras palavras, significa dizer que os efeitos da melhoria contínua podem gerar aumento de capital financeiro, redução de resíduos, erros e desperdícios, melhoria de processos e qualificação de funcionários.
Como você pode imaginar, aplicar a melhoria contínua é um desafio e tanto. Felizmente, por meio de alguns princípios, isso é totalmente possível.
Em primeiro lugar, é uma filosofia que demanda muito foco de todos os participantes. Então, estabeleça prioridades, afinal, os pontos principais trazem resultados em curto prazo.
Outra coisa: saiba identificar os cenários. Essa é mais uma prerrogativa no ciclo da melhoria contínua. Portanto, as equipes são responsáveis por definir os parâmetros e alcançá-los para, em seguida, estabelecer indicadores. E, por fim, traçar as devidas estratégias para cada setor. Logo após essa fase, é normal e esperado que surjam padrões para facilitar e manter os esforços e resultados.
Todavia, mesmo com foco, medição e padrões, existem inúmeras ferramentas de qualidade que ajudam a definir os rumos das atividades empresariais. Entre elas, duas das mais famosas do mundo, chamadas de Lean Manufacturing e Lean Seis Sigma, ambas criadas para identificar problemas e propor soluções.
No entanto, hoje vamos falar um pouco mais sobre a PDCA, considerada o próprio conceito da melhoria contínua. Dividida em quatro etapas – Plan, Do, Check e Act (em português Planejar, Fazer, Verificar e Agir), compõem o ciclo que deve rodar continuamente dentro de uma empresa.
É provávelque o termo não seja novidade, mas nem todos sabem como age a metodologia Kaizen, mais um dos recursos da melhoria contínua para alcançar resultados. Apesar de englobar várias práticas, o método se baseia na ideia de que pequenas, positivas e perpétuas mudanças são as que resultam em benefícios significativos.
Além disso, a metodologia tem por norte conceitos como o Just-In-Time, a padronização de processos, o uso eficiente dos recursos e a redução do desperdício. Ou seja, é um mindset que pode ser utilizado tanto na esfera pessoal, quanto corporativa. Na rotina empresarial, por exemplo, os funcionários são motivados a sugerir ideias que solucionem problemas em comum, de modo que eles não voltem a acontecer.
Similarmente às demais disponíveis, divide-se em etapas para acontecer. São elas:
Desde que foi fundada, em 2012, a Construtora Pride pauta suas ações em oferecer e otimizar resultados. Para isso, tem na melhoria contínua um dos seus valores e investe para que a prática seja aplicada em todas as áreas em que atua. Assim sendo, a marca possui uma sólida reputação no mercado e é uma das 50 maiores construtoras do país, segundo o ranking da Intec Brasil.
No momento em que lançamos um novo empreendimento, nosso propósito entra em cena: entregar o melhor imóvel para as pessoas construírem seus lares e seus melhores momentos.
No dia a dia da Pride, as pessoas são o elo que mais importa. Como se não bastasse o compromisso com os clientes, prioriza um ambiente de trabalho no qual todos os colaboradores são conscientes de suas responsabilidades no processo.
Os pilares de sua atuação incluem consistência, comprometimento e alta qualidade. Ainda assim, realiza auditorias internas para garantir a transparência e solidez que já são peculiares. Finalmente, possui o Selo ISO 9001, uma certificação que atesta o compromisso com as diretrizes de gestão empresarial que visam, sobretudo, a excelência. Sem falar na constante atenção aos compromissos no âmbito da responsabilidade social.
Atualmente, a Pride se orgulha de possuir uma política de qualidade na qual a melhoria contínua abrange os métodos construtivos. A cada nova construção, as questões ambientais são devidamente priorizadas de acordo com as legislações vigentes.
Quer saber mais sobre como aplicamos a melhoria contínua? Venha nos fazer uma visita e não perca a chance de conversar com nossa equipe. Teremos o maior prazer de apresentar a Pride, uma construtora especialista em realizar sonhos! E esse é um dos nossos motivos de orgulho.