Mulher sorrindo e deitada na cama enquanto observa uma luminária em sua mesa de cabeceira

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Dicas para deixar o quarto aconchegante com a iluminação

Estilo de Vida e Bem-Estar

 - 

Além de facilitar o sono, a iluminação adequada traz praticidade ao cômodo, que também pode funcionar como home office.

Quer transformar o quarto em um ambiente mais aconchegante sem passar por reformas? Isso é possível com a escolha certa da iluminação. Além de evitar obras, essa solução é muito mais econômica. Pequenas adaptações podem mudar completamente a atmosfera do espaço. Para quem busca um efeito mais impactante, vale investir em um projeto luminotécnico. Seja qual for a opção, as mudanças devem atender às necessidades do morador e estar em harmonia com o restante da decoração.

Aliás, você sabia que a falta de uma iluminação adequada no quarto pode causar insônia, ansiedade e estresse? Pensar em formas de desacelerar em meio à correria da vida moderna é um ato de autocuidado. Por isso, separamos algumas dicas sobre os tipos de luz mais indicados para tornar o ambiente relaxante e, inclusive, facilitar o sono. E se o quarto também serve como home office, há maneiras de fazer essa combinação funcionar sem comprometer o descanso.

Confira!

Dicas para tornar o quarto mais aconchegante com a iluminação certa

Dizem que a luz é capaz de ativar nossos sentidos, fazendo-nos sentir bem instantaneamente. E o sol é prova disso. Dentro de casa, a iluminação artificial desempenha o papel de criar uma sensação de acolhimento e bem-estar. Assim como a pintura e o design de interiores, a luz tem um papel fundamental na decoração de uma residência. Na prática, é fácil perceber a diferença entre um ambiente que valoriza a iluminação e outro que não.

Mas por onde começar? Fique tranquilo! Separamos um passo a passo para te ajudar a acertar na escolha.

1. Escolha das lâmpadas

Uma mudança simples e eficaz é trocar as lâmpadas brancas por amarelas, de preferência de LED, que são mais econômicas. A temperatura ideal para o quarto varia de 2.700 a 3.000 K. Especialistas em qualidade do sono indicam que essa luz preserva melhor nosso ciclo circadiano, responsável por regular o ritmo do organismo ao longo do dia. Para se ter uma ideia, a luz tem grande influência tanto no momento de despertar quanto no de adormecer. As lâmpadas amarelas enviam ao cérebro o sinal de que é hora de descansar, estimulando a produção de melatonina, o hormônio que aumenta a sonolência ao anoitecer. Ou seja, à medida que o sol se põe, é recomendado reduzir a luminosidade dentro de casa também.

Criança usando o tablet deitada na capa com uma iluminação quente

 2. Aposte em abajures ou arandelas com cúpula

Um abajur ou arandela com cúpula de tecido ao lado da cama oferece dupla função: além de aquecer o ambiente, embeleza a decoração da mesa de cabeceira. E é muito funcional! Muitas pessoas gostam de ler na cama antes de dormir, e para isso a iluminação é fundamental. Em vez de acender o lustre central, que aumenta o nível de atenção, o ideal é usar uma luz suave. Além disso, você não precisa se levantar para apagar a luz, caso o interruptor esteja distante. Outro benefício é servir como guia em caso de despertar à noite, principalmente para crianças e idosos, facilitando idas ao banheiro no escuro.

 3. Prefira luz indireta

A luz indireta é ideal para quartos, pois não ofusca nem incomoda. Geralmente, faz com que o teto atue como um grande refletor. Entre as opções mais usadas estão fitas de LED aplicadas em cortineiros, cabeceiras e até na marcenaria, criando rasgos de luz entre as prateleiras. O resultado é uma iluminação suave que cria um clima agradável e valoriza as paredes. Para isso, tons de azul e verde são os mais indicados para estimular o relaxamento.

Abajur como iluminação indireta - Pride Construtora

4. Instalar um dimmer

O dimmer é um dispositivo simples e poderoso para controlar a intensidade da luz, oferecendo diferentes atmosferas no mesmo ambiente. O que muitos não sabem é que sua instalação é bem simples, sem necessidade de grandes alterações na instalação elétrica. Basta trocar o interruptor convencional por um modelo que permite regular a luminosidade, sem precisar de infraestrutura especial.

5. Setorizar o dormitório

Hoje em dia, é comum que o quarto também funcione como home office. Nesses casos, é importante ter uma iluminação compatível com funções opostas: ora trabalhar, ora descansar. A cama e a escrivaninha podem coexistir com estilo e funcionalidade. Setorize o espaço de acordo com a incidência da luz natural, priorizando a área de trabalho perto da janela. Um pendente central com luz branca mais intensa pode funcionar bem durante o expediente. Ao fim do dia, acione as luzes suaves mencionadas anteriormente para reduzir a iluminação e ajudar a relaxar.

Agora que você já sabe como a iluminação pode deixar o quarto mais aconchegante, siga-nos no Instagram @construtorapride e conte para nós se colocou alguma dessas dicas em prática nos cômodos da sua casa. Vamos adorar saber o resultado!

< página do Blog.