Tendências e Design
-Seja para alugar ou desfrutar, o ideal é que o refúgio praiano tenha um design de interiores capaz de equilibrar estilo e funcionalidade
Quem tem uma casa de praia, ou pensa em investir em uma, sabe que criar uma proposta decorativa em sintonia com a atmosfera litorânea faz toda a diferença. Seja para alugar ou desfrutar, a ideia é proporcionar aos hóspedes e moradores uma vibe convidativa, ora voltada ao lazer, ora ao descanso. Daquela que Diogo Nogueira cantou em seus famosos versos: “pé na areia, água de coco, beira do mar”. Sentiu o humor mudar? Pois é disso que estamos falando.
Mesmo que a estadia não costume ser tão longa, como nos casos de quem só desce a serra para passar a alta temporada, esse é justamente o período em que recarregamos as energias. A casa de praia se torna nossa segunda residência e um verdadeiro refúgio. Portanto, se o design de interiores acompanhar esse estilo de vida, o empreendimento terá ainda mais valor.
Se você tomou essa inteligente decisão, confira algumas inspirações para tornar seu apê de veraneio – ou quem sabe, definitivo – um reduto de conforto com o mínimo de manutenção.
Confira cinco dicas para deixar o apê de praia aconchegante e funcional.
Quando falamos de decoração para casas de praia, é quase irresistível não ceder à tentação de usar conchas ou motivos náuticos. Embora a pegada navy caia bem, é importante lembrar que é possível expandir as possibilidades. O segredo é equilibrar as tendências para evitar escolhas previsíveis ou datadas, mantendo o ambiente mais atemporal. Assim, será possível reinventá-lo ao longo dos anos. Aposte em detalhes que remetam ao universo praiano, com peças fáceis de substituir ou realocar, enquanto o restante permanece mais clássico. Invista em texturas como madeira e palha para criar um visual em harmonia com a natureza.
Mesmo para quem decide morar na praia, o cotidiano é mais leve e menos formal que o da cidade. Por isso, nada de muitos móveis. A recomendação é deixar as áreas comuns mais livres, com espaço para receber convidados ou acomodar elementos como redes na sala ou varanda. Ao escolher móveis, opte por mesas e cadeiras empilháveis e multifuncionais, como o bom e velho sofá-cama. Materiais impermeáveis e de fácil limpeza são fundamentais.
A limpeza precisa ser descomplicada. Por isso, escolha revestimentos que não acumulem sujeira. Embora os azulejos e pastilhas sejam boas opções, considere substituí-los por placas de vidro, que não possuem rejuntes, responsáveis por acumular sujeira e gordura. Pisos frios, como porcelanato ou cerâmica, são ideais para todos os cômodos, garantindo uniformidade ao projeto. Além disso, são fáceis de limpar, eliminando a areia trazida do litoral.
Para prevenir o mofo causado pela maresia, pinte as paredes com tintas acrílicas impermeabilizantes e substitua tecidos sensíveis, como algodão, seda e linho, por versões sintéticas, como poliéster e poliamida.
A decoração de uma casa de praia pede uma paleta de cores claras e neutras, com predominância de tons pastéis – do branco ao bege, passando pelo areia. Isso ajuda a refletir a luz natural. Depois de criar essa base, adicione toques de cores mais vibrantes em almofadas, mantas e itens decorativos para quebrar a monotonia e trazer alegria ao ambiente.
Com moderação, o DIY (faça você mesmo) é uma ótima alternativa para personalizar a decoração da casa de praia. Restaurar peças antigas ou criar ornamentos artesanais, como tricô, macramê ou gravuras, adiciona um toque autoral que se destaca em qualquer ambiente.
Se você mora em Curitiba ou no interior do Paraná e deseja comprar um imóvel no litoral, temos uma excelente opção. Os apartamentos da Pride na região são um verdadeiro deleite a poucos metros do oceano. Próximo à Praia Brava, em Caiobá, o Safir Beach Home combina localização privilegiada com o que há de melhor no conceito de bem-estar. Fale com um de nossos consultores e agende uma visita!