Quer descobrir qual é a sensação de morar em um condomínio residencial? Certamente, a melhor maneira é morando em um. Porém, se este ainda não é o seu caso, podemos te ajudar a ter uma ideia. Afinal, há mais de uma década, nos dedicamos a construir e entregar este tipo de empreendimento. Ou seja, já vimos milhares de famílias migrarem para um estilo de vida no qual conforto, segurança e opções de lazer fazem parte da rotina. E uma coisa é certa: elas conseguiram encontrar o equilíbrio em meio à correria dos tempos modernos.
Para quem está pensando em fazer o mesmo, as informações a seguir são indispensáveis. Se por algum motivo você ainda estiver reticente a respeito do investimento, esperamos que a leitura esclareça os principais pontos sobre este amplo universo. Repleto de particularidades e regras, mas, sobretudo, vantagens, os condomínios habitacionais de grande porte reúnem pessoas com uma coisa em comum: a vontade de viver bem.
Entender como este ambiente funciona na prática é o primeiro passo para tomar uma decisão: devo ou não morar em um condomínio residencial?
Antes de tudo, vamos entender o que é um condomínio residencial. Teoricamente falando, trata-se de um conjunto de edificações construído para fins de moradia. Isto é, planejado única e exclusivamente para quem deseja um lar. Com isso em mente, tanto o proprietário quanto o inquilino (quando houver) ficam cientes da possibilidade de uso, que fica restrita ao âmbito habitacional.
Ah, mas nada impede fazer da sala o home office, viu? Isso é até bem normal hoje em dia. O que não pode é abrir uma empresa e fazer dali uma sede, só para ilustrar.
Convém saber que os condomínios residenciais dividem-se em duas partes: os apartamentos e as áreas comuns. A primeira é a sua casa, o popular “da porta para dentro”. As demais, compartilhadas por todos, inclusive visitantes, incluem corredores, elevadores, garagens, espaços de lazer, paisagismo, etc.
Existem dois tipos de condomínio residencial. O vertical, com torres de prédios; e o horizontal, no qual as construções ficam uma ao lado da outra – casas e sobrados. Devido às configurações dos centros urbanos, os edifícios acabam sendo mais comuns, pela praticidade, custo-benefício e melhor aproveitamento de espaço.
Primeiramente, para saber se vale a pena morar em um apartamento em condomínio, o mais recomendado é levar em consideração o perfil individual. É provável que, principalmente, uma família com crianças em busca de segurança reforçada e infraestrutura completa se adapte perfeitamente. Todavia, o mesmo vale para quem mora sozinho, pois entre as inúmeras comodidades está a privacidade sem abrir mão do convívio social. De modo geral, a dica é avaliar o preço, a localização e as opções de entretenimento.
Com tanta gente compartilhando os mesmos espaços, a política da boa vizinhança deve prevalecer. Geralmente, os principais cuidados são: respeitar o horário de silêncio, não sujar locais de circulação e cuidar da separação do lixo. Sem dúvida, respeito a todas essas regrinhas de segurança evitam atritos e tornam a convivência harmoniosa. Ademais, o bom senso e a empatia devem ser prioridades nas relações humanas e no lugar onde se mora não é diferente.
Portanto, o ideal é se informar como o síndico trabalha para assegurar o pleno funcionamento do condomínio. Ele é o profissional que consegue garantir não só a satisfação coletiva, como preza pelo bem-estar de todos. Também é responsabilidade dele manter o patrimônio em perfeitas condições de uso.
Para que a administração aconteça com eficiência, o Código Civil conta com a “Lei do Condomínio”. Nela, estão reunidas as determinações e implicações jurídicas que recaem sobre todos, independentemente se o imóvel é alugado ou próprio. Outra ferramenta importante é o regimento interno no qual estão os direitos e deveres dos moradores.
Além disso, à medida que se mostraram necessárias, foram sendo criadas outras ferramentas de organização. Confira algumas delas a seguir.
Reunião com convocação obrigatória de todos os condôminos, mas, geralmente só quem está com o pagamento da taxa mensal em dia pode votar. Serve para que o síndico torne pautas relevantes de conhecimento gral e aprove questões voltadas ao bem comum.
A convenção de condomínio é um documento oficial sujeito às normas maiores, como a Constituição Federal e o Código Civil. Ele serve para determinar as normas e diretrizes com o intuito de garantir o bom funcionamento e o convívio harmonioso entre os condôminos.
Um condomínio residencial pode ter seu conselho composto por três cidadãos que são eleitos em assembleia e ficam responsáveis por auditar as contas do síndico ou da administradora do condomínio.
Como dissemos anteriormente, morar em um condomínio residencial tem muitas vantagens. Tais como:
Segurança
Atualmente, a maioria dos condomínios residenciais contam com sistemas de segurança completos para garantir tranquilidade a qualquer hora do dia. Os aparatos podem ir desde alarmes, cercas elétricas, portões automáticos, equipes de vigilância e monitoramento perimetral por câmeras. Isso sem falar na presença constante de zeladores e porteiros.
Algo que demonstra bem o nível de praticidade dos condomínios é a portaria 24h. Situações envolvendo o recebimento de encomendas, vendedores ambulantes e até mesmo anúncio de visitas são diretamente tratadas pelo porteiro. Em outras palavras, quem chega – incluindo de surpresa – é anunciado de antemão pelo interfone. Diante do cenário, a privacidade estará garantida.
Estamos falando de condomínios com piscina, academia, playground, salão de festas, quadra de esportes, pet place e outras tendências super em alta na construção civil. Quem vive em um condomínio com área de lazer completa tem opções para todos os gostos e idades.
Agora que você já consegue se imaginar morando em um condomínio residencial, que tal partir para o plano de ação? A melhor maneira de fazer isso é com uma construtora de confiança.
Aqui na Pride, nossa missão é justamente construir os melhores empreendimentos com as negociações mais atrativas, para que as famílias possam construir seus lares e seus melhores momentos.
Ficou interessado? Fale conosco e vamos transformar esse sonho em realidade!