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Como se inscrever no programa Minha Casa Minha Vida

Quer comprar seu próprio imóvel e se livrar de uma vez por todas do aluguel, mas não sabe como se inscrever no programa Minha Casa Minha Vida? Preparamos um conteúdo completo para lhe ajudar a realizar esse sonho!

Sabemos que apesar de ser uma meta importante, não é nada fácil fazer grandes planos caberem no orçamento. Todavia, programas como o Minha Casa Minha Vida representam uma alternativa que deixa milhões de brasileiros mais próximos dessa conquista. Afinal, grande parte da população quer ter um imóvel para chamar de seu, planejar cada cantinho, bem como viver com tranquilidade os melhores momentos da vida.

A boa notícia é que o sonho da casa própria pode se tornar realidade por meio do incentivo governamental. Nesse sentido, saber como se inscrever no programa Minha Casa Minha Vida é o primeiro passo rumo a uma opção de financiamento imobiliário acessível.

Para facilitar seu planejamento, fizemos um passo a passo bem explicadinho sobre como participar do programa! Confira a seguir!

O que é o programa Minha Casa Minha Vida?

O governo criou o Minha Casa Minha Vida em 2009. A partir dele, muitas famílias – sobretudo aquelas de baixa renda – puderam adquirir o tão almejado primeiro imóvel. O maior programa de habitação do país oferece subsídios e realiza parcerias com o setor privado. Sua finalidade é, justamente, contemplar cada vez mais pessoas. Aliás, o programa Minha Casa Minha Vida possibilita condições facilitadas de pagamento, além de promover o desenvolvimento econômico e a geração de empregos na construção civil.

Novas regras

Recentemente, inclusive, o atual governo assinou uma Medida Provisória (MP) e reestruturou o acesso às moradias populares. Primeiramente, a MP aumentou o limite da primeira faixa de renda familiar bruta, que passou de R$ 1.800 para R$ 2.640. Com isso, em alguns casos, o valor do subsídio pode chegar a 95%. Na prática, isso diminui o custo total e deixa as parcelas mais baratas.

Entre as mudanças, as mulheres chefes de família, idosos, pessoas com deficiência e população em situação de rua, têm prioridade para o acesso ao subsídio. Este ano, o governo destina cerca de R$ 9,5 bilhões para o programa. Além disso, o Minha Casa, Minha Vida vai entregar dois milhões de unidades residenciais até 2026. Seja como for, os recursos vão sair do orçamento da União e de fundos da habitação, como o FGTS.

Temos um artigo completo explicando as novas regras do programa Minha Casa Minha Vida, que passaram a valer em julho. Clique aqui para ler.

Como funciona o programa Minha Casa Minha Vida?

Primeiramente, vamos entender como funciona o programa Minha Casa Minha Vida em relação às exigências para se tornar apto a participar. À princípio, os interessados verificam em qual das três faixas de renda se enquadram.

Categorias

O programa divide famílias em duas categorias de acordo com a localidade onde moram. Os residentes nas capitais e demais centros urbanos do país, deve comprovar renda bruta familiar mensal de até R$ 8 mil, enquanto para o moradores do campo o valor da renda bruta é anual, e sobe para o limite de R$ 96 mil por ano.

Entenda melhor como o requisito funciona abaixo:

Áreas urbanas:

  • Faixa Urbano 1: renda bruta familiar mensal até R$ 2.640
  • Faixa Urbano 2: renda bruta familiar mensal de R$ 2.640,01 a R$ 4,4 mil
  • Faixa Urbano 3: renda bruta familiar mensal de R$ 4.400,01 a R$ 8 mil

Áreas rurais:

  • Faixa Rural 1: renda bruta familiar anual até R$ 31.680
  • Faixa Rural 2: renda bruta familiar anual de R$ 31.680,01 até R$ 52,8 mil
  • Faixa Rural 3: renda bruta familiar anual de R$ 52.800,01 até R$ 96 mil

Outras regras

Os participantes de outros programas de benefícios assistenciais – como o Bolsa-Família, por exemplo – ou previdenciários não entram na avaliação das das faixas de renda. Da mesma forma, a análise não inclui os benefícios recebidos temporariamente, tal como o auxílio-doença e o seguro-desemprego.

Mais um detalhe: o programa reserva 50% das unidades do programa para os beneficiários da Faixa 1. Por fim, a mulher que assina um contrato não precisa da autorização do marido para aderir ao Minha Casa Minha Vida.

Quais as vantagens do programa Minha Casa Minha Vida?

Certamente, já deu para perceber as diversas vantagens do programa Minha Casa Minha Vida. Veja abaixo como você pode se beneficiar ainda mais.

  1. Não exige renda alta: diferentemente de outras linhas de crédito do mercado, que costumam pedir valores que ultrapassam os do programa.
  2. Possui taxas de juros menores: elas são definidas de acordo com as faixas de renda e variam de 5% a 9,6% ao ano e são bem reduzidas para quem ganha até R$ 2 mil.
  3. Maiores prazos para pagar: pode chegar a 420 meses, ou 35 anos.
  4. Entrada facilitada: de 10% a 30% do valor.
  5. Utilizar subsídios: pode chegar a 95% na Faixa 1.
  6. Fazer composição de renda: caso não consiga comprovar renda suficiente, é possível somar a de terceiros, que moram ou não juntos, incluindo pai, mãe, irmãos, tios, namorados e até amigos. Eles só não podem ter restrições em órgãos de proteção ao crédito ou outro financiamento em seu nome. O prazo para pagar também muda de acordo com a idade do membro mais velho da composição. Só para exemplificar, se alguém tiver 60 anos o financiamento será de até 20 anos.

Documentos necessários para se inscrever no programa Minha Casa Minha Vida

Primeiramente, o pedido de inscrição para concorrer a um imóvel pelo Minha Casa Minha Vida segue critérios diferentes. Tais critérios dependem da faixa de renda familiar. Principalmente, se você escolher a Caixa Econômica Federal, que é o financiamento mais comum, será necessário organizar uma série de documentos.

Fizemos um check list para que você possa printar a tela:

  • Documentos pessoais: documento de identidade, CPF, comprovantes de residência, renda e estado civil, declaração de imposto de renda (ou de isenção).
  • Documentos do imóvel (nos casos de imóveis já construídos): contrato de compra e venda, certidão de logradouro e matrícula do imóvel atualizada.
  • Documentos do imóvel (nos casos de imóveis na planta): projeto da construção aprovado, alvará de construção, matrícula da obra no INSS, memorial descritivo da construção, anotação de responsabilidade técnica (ART), orçamento, declaração de esgoto e elétrica e dados do responsável técnico pela construção.

Como se inscrever no programa Minha Casa Minha Vida

Após organizar toda a papelada, é hora de fazer o pedido de fato. Pensando nisso, elaboramos o guia abaixo, que explica como se inscrever no programa Minha Casa Minha Vida.

Para famílias da Faixa 1:

  • As famílias devem se inscrever no plano de moradias do governo e isso pode ser feito na prefeitura da cidade em que residem.
  • Após a inscrição feita na prefeitura, os dados das famílias são validados pela Caixa Econômica Federal e, aquelas que forem aprovadas, são comunicadas sobre a data do sorteio.
  • Os sorteios são feitos quando a cidade não possui um número de unidades habitacionais suficiente para atender a todas as famílias cadastradas no plano de moradias.
  • Ao ser contemplada com uma unidade habitacional, a família será informada sobre a data e os detalhes necessários para a assinatura do contrato de compra e venda do imóvel.
  • Após a aprovação e validação do cadastro, a família assina o contrato de financiamento.

Para as famílias inseridas nas Faixas 2 e 3:

  • A família deve ter renda bruta mensal de até R$ 8 mil.
  • A contratação pode ser feita por meio de uma entidade organizadora participante do programa Minha Casa Minha Vida ou individualmente e direto com a Caixa.
  • A família precisa já ter um imóvel escolhido para, então, fazer uma simulação de financiamento habitacional por meio do site da Caixa – assim vai saber detalhes sobre prazos e condições e entender qual proposta se encaixa no orçamento familiar.
  • Na simulação, é necessário informar o tipo de financiamento desejado, o valor aproximado do imóvel e sua localização, dados pessoais (como documento de identidade e telefone) e a renda bruta familiar mensal.
  • Após o fornecimento desses dados, o site apresenta as opções de financiamento.
  • Escolhida a opção, o simulador apresenta o resultado, com prazos, cota máxima do financiamento de entrada e valor do financiamento, além de oferecer uma ferramenta para a comparação de cenários de juros.
  • Se a família aprovar o resultado apresentado na simulação, um representante deve ir até uma agência da Caixa ou no correspondente Caixa Aqui mais próximo, para entregar ao banco a documentação.
  • A Caixa analisa a documentação pessoal e do imóvel.
  • Após a aprovação e validação, a família assina o contrato de financiamento.

Convite

Como construtora que já lançou milhares de unidades habitacionais que encaixam no programa Minha Casa Minha Vida, a Pride tem expertise nessa área, uma vez que já ajudou mais de 3 mil famílias paranaenses a realizarem o sonho do imóvel próprio.

Então, se você ficou com alguma dúvida sobre como se inscrever no programa Minha Casa Minha Vida, conte conosco! Temos equipes de especialistas à disposição em nossos canais oficiais de atendimento, bem como em nossas Centrais de Vendas em Curitiba e Londrina.

Venha tomar um café conosco e tirar todas as suas dúvidas! Em Curitiba, estamos de portas abertas na Av. Cândido de Abreu, 70 – em frente ao Shopping Mueller. Em Londrina, nossa Central de Vendas fica na Av. Saul Elkind, 3439. Esperamos por você!

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