mulher arrumando a horta

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Como fazer a sua própria horta?

Categoria

 - 

Mesmo em um apartamento não muito grande, saiba que existe a possibilidade de cultivarmos algumas plantas. 

É fácil, não tem muito mistério.

Além das plantas domésticas típicas, certas ervas, frutas e vegetais podem crescer, tranquilamente, em uma horta caseira.

Comece apenas com alguns recipientes, aos poucos, enquanto vai aprimorando as suas habilidades e descobrindo os segredos da jardinagem. 

Fatores como luz solar e o peso dos vasos ( para deslocamentos frequentes) precisam ser levados em consideração. 

Veja como iniciar uma horta em seu apartamento, de forma prática e eficiente!

Sol 

Esse é um dos principais fatores no cuidado com as plantas. A maioria das frutíferas e floridas precisam de um dia inteiro de sol. Isso significa de seis a oito horas de sol, direto. 

Pode ser um pouco difícil – especialmente em uma cidade onde prédios altos bloqueiam a luz solar o sol por pelo menos parte do dia. 

Varandas e telhados oferecem a melhor chance de sol pleno e constante para a sua horta. Se você estiver jardinando no parapeito de uma janela, por exemplo, poderá escolher plantas que exijam menos luz solar, como certas verduras e ervas.

horta com sol

Terra

As plantas dependem do solo para obter água, ar e nutrientes. Como sua horta provavelmente envolverá vasos, jarros e outros tipos de recipientes, você não poderá o solo em seu habitat natural.

Ele, obviamente, ficará compactado em vasos, limitando o ar e impedindo que a água flua com certa naturalidade. Por isso é necessária uma preparação da terra. Você pode fazer a sua mistura desta forma:

  • 1 quilo terra vegetal (comum)
  • 1 quilo areia grossa
  • 1 quilo húmus de minhoca
  • 100 grama vermiculita ou pedriscos (auxiliam na drenagem)

Assim você facilita a drenagem e a circulação de ar e água com eficiência para manter as raízes saudáveis. 

Água

Plantas em vasos precisam de muita água, às vezes várias vezes ao dia. 

Pensando nisso escolha um local para o seu jardim que te dê fácil acesso no momento de regar seu plantio. Transportar regadores pode ficar entediante, especialmente se você tiver várias plantas. Se funcionar para você, considere comprar uma mangueira de água. Depois que usar é só enrolar, guardar e pronto. 

Umidade 

Mais uma vez, se você estiver cultivando suas plantas em um parapeito de janela ou sacada, então talvez seja necessário fornecer um pouco de umidade extra, especialmente no verão.

Pulverizar as plantas com uma névoa fina de água pode ajudar.

Vento 

Se as plantas estiverem expostas a ventos fortes, especialmente em andares mais altos, talvez você precise de uma proteção adicional. 

O vento pode rasgar folhas e derrubar vasos pesados. Se for esse o seu caso, instale telas que de, alguma forma, consigam barrar a ventania.

Outra solução é criar uma cerca viva com plantas que são mais resistentes ao vento, como o coqueiro, e que protegerão as mais sensíveis, como orquídeas e jabuticabeiras. 

Melhores opções de plantas para apartamentos

Em primeiro lugar, as escolhas devem passar por aquilo que vai te fazer bem, proporcionando prazer na rotina de cuidar da sua horta.

Além disso, você pode cultivar praticamente qualquer planta mesmo que não tenha uma varanda para tal. Desde que siga as recomendações de água, luz e sol, tudo dará certo com o seu plantio. 

Pense no que você gosta de comer. A horta, por si só, já vai oferecer a você opções de alimentos mais saudáveis e orgânicos.

Você pode começar com sementes mais baratas, testando e experimentando até sentir-se em segurança em dar o próximo passo. 

 Veja alguns exemplos:

Ervas: Embora muitas ervas cresçam bem em recipientes, elas não ficam tão grandes e espessas quanto as cultivadas no chão. Mas é maravilhoso ter ervas frescas por perto para cozinhar. Algumas das principais opções incluem hortelã, cebolinha, salsa, lavanda, manjericão e tomilho.

Salada: as favoritas para uma bela salada, como alface, espinafre e rúcula, são plantas de rápido crescimento e raízes rasas. Eles não são muito exigentes quando o assunto é cuidado, desde que tenham bastante água.

Tomates: podem ficar grandes e pesados, mas crescem bem em vasos. Eles se saem melhor em um vaso com, pelo menos, 30 cm de diâmetro. Você também pode cultivar algumas variedades de forma suspensa, em uma cesta pendurada.

Pimentas: as pimentas crescem muito bem em vasos e podem dar frutos o ano todo. 

Limões: Algumas das frutas mais fáceis de cultivar em um vaso são os limões. As árvores cítricas anãs funcionam bem em ambientes fechados, se recebem de seis a oito horas de sol por dia, juntamente com um pouco de umidade. 

Coloque algo embaixo da panela ou vaso para proteger seus pisos e móveis, pois os limoeiros emitem uma seiva pegajosa.

Morangos:  geralmente precisam de seis horas de sol por dia e solo constantemente úmido (mas não encharcado) para produzir seus melhores frutos.

É isso!

Os apartamentos nem sempre oferecem grandes quantidades de espaço para a jardinagem. 

Mas é provável que haja um cantinho ensolarado onde você possa testar sua horta e apreciar os frutos do seu trabalho com um alimentação barata, orgânica e saudável.

Aproveite para conhecer os empreendimentos Pride e descubras os melhores imóveis para qualquer tipo de horta. 

Sobre a Construtora Pride 

A Construtora e Incorporadora Pride possui os certificados ISO 9001 e PBQP-H nível “A” (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), valorizando o compromisso com o cliente, respeitando os prazos e entregando residenciais auditados em padrões internacionais de qualidade.

Conheça nossos residenciais Barcelona, London e Jardim das Araucárias e mais que mudar de endereço, nossa proposta é para você mudar de vida

< página do Blog.