Cases de Sucesso e Projetos
-Está de mudança para um apê, mas não abre mão de ter um pet para chamar de seu? Então conheça quais são os animais de estimação para apartamento que podem trazer mais alegria para o seu lar.
Você sabia que o Brasil é o terceiro país em número de animais domésticos? São 149,6 milhões de animais de estimação, segundo o censo do Instituto Pet Brasil (IPB), realizado em 2021. Sendo assim, considerando os 215 milhões de brasileiros, pelo menos 70% da população tem um pet em casa.
Se sua família está em busca de um novo pet que seja apropriado para espaços menores, leia o post de hoje. Vamos falar sobre quais são os melhores animais de estimação para apartamento.
São muitos motivos. Para começar, ter um pet alegra a casa e ajuda a evitar a solidão, pois é uma companhia que está sempre conosco.
Além disso, um bichinho ajuda a ensinar as crianças a terem mais responsabilidade, uma vez que demandam cuidados diários.
No geral, sem dúvidas, um lar com um gatinho, cãozinho, peixinho ou até mesmo um hamster, é um lar mais feliz! Porém, quem não mora em uma casa precisa saber escolher animais de estimação para apartamento.
Ao contrário do que muita gente pensa, morar em apartamento não é um fator limitante para ter um animalzinho. A questão é saber escolher um bichinho que seja compatível com o espaço mais limitado desse tipo de imóvel.
Felizmente, há muitas boas opções de animais de estimação para apartamento para você escolher. Vamos conhecer algumas delas?
Os felinos estão, cada vez mais, conquistando nossos corações, principalmente porque são calmos, independentes e muito carinhosos!
Para ter um gatinho não é necessário fazer grandes adaptações no imóvel. O principal é telar janelas e sacadas, para garantir que seu pet não caia ou fuja.
Para garantir o bem-estar e a saúde dos gatos, basta colocar um bebedouro e comedouro sempre limpos e cheios para a alimentação. Além desses utensílios, um lugar para o repouso e artigos para eles arranharem vão fazer seu pet muito feliz no novo lar. Fecham o pacote básico de cuidados a caixa de areia e uma boa escovinha para os pelos.
Um gato pode viver, em média, entre 12 e 18 anos, o que faz dele um dos ótimos animais de estimação para apartamento.
Na hora escolher entre os melhores animais de estimação para apartamento, uma das maiores dúvidas é sobre a possibilidade de criar cachorros confortavelmente em ambientes pequenos e sem jardim.
A boa notícia é que sim, é possível ter um cãozinho em um apartamento, principalmente se você optar por um animal de porte pequeno e com personalidades mais tranquilas. Por isso, nossa dica é pesquisar as características de cada raça para saber quais são aquelas que se adaptam melhor à vida em apartamento.
As raças mais indicadas para esse tipo de imóvel são: Yorkshire; Chihuahua; Pug; Pinscher; Spitz Alemão; Poodle; Boston Terrier e Dachshund. Ademais, contratar um adestrador pode ser uma boa alternativa para ensinar os cãezinhos a fazerem as necessidades em tapetes higiênicos.
O adestramento é importante também para educá-los em relação aos latidos que podem incomodar os vizinhos, bem como tirar o hábito de roer móveis ou tapetes, e ainda para conviverem bem com os moradores do condomínio nas áreas comuns.
Sobretudo, quem quiser ter um cachorro em apartamento precisa estar disposto a sair diariamente com ele para dar uma caminhada ou para fazer as necessidades. Afinal, mesmo sendo bons animais de estimação para apartamento, eles precisam respirar ar puro e gastar um pouco de energia. O exercício é fundamental para a saúde e o bem-estar dos cães.
Os cachorros são considerados o melhor amigo do homem e gostam de carinho e atenção. E isso pode ser obtido, independentemente do tipo de imóvel em que sua família vive.
As iguanas são animais exóticos e, por isso, precisam de permissão do Ibama para serem criados em ambiente doméstico. Contudo, apesar de ser um animal silvestre, é dócil e gosta de tranquilidade e silêncio. Sendo assim, é preciso acostumá-la a conviver com pessoas – principalmente se a família for muito grande.
Todavia, para ter uma iguana é necessário criar um espaço parecido com seu habitat natural – terrários verticais com troncos e bastante umidade – e respeitar seu estilo de vida. A alimentação pode ser à base de frutas, legumes e verduras.
As iguanas podem viver até 30 anos e medir até dois metros. Por ser um réptil, precisa de um tempo para se adaptar e seus tutores devem ter paciência. Pode demorar até três meses para que ela se acostume e não avance em seus próprios donos.
Ainda é importante dizer que não se deve tentar interagir com as iguanas quando elas estão comendo ou dormindo, uma vez que elas podem se sentir ameaçadas e avançar. Outra dica é ficar de olho em sinais como movimentos rápidos de cabeça, agitação do rabo e a boca aberta, pois podem significar mal-estar ou preceder um ataque.
Quem é fã de bichinhos extremamente fofinhos e animais pequenos vai se encantar com o porquinho da índia. Esse é um dos melhores animais de estimação para apartamento porque é silencioso e sociável. Em razão dessa característica, os especialistas aconselham que sejam adotados em dupla, para não se sentirem sozinhos.
Além disso, o porquinho da índia é um animal fácil de cuidar. Mantenha sua água limpa e fresca e alimente o pet com comidas variadas: ração específica para a espécie, frutas e vegetais frescos compõem o cardápio perfeito para os bichinhos.
O porquinho da índia pode viver em uma gaiola espaçosa. Seu tamanho varia de 20 a 40 cm e sua expectativa de vida é de 4 a 8 anos.
Para quem vive em apartamento e não dispensa a companhia de um animal de estimação, os pássaros são outra boa pedida. As aves são ótimas alternativas também para quem passa o dia todo fora, porque não são tão dependentes dos donos.
Outro ponto positivo: os pássaros costumam fazer pouca sujeira, uma vez que costumam ficar em gaiolas ou viveiros. Um pássaro pode encher a casa de beleza com suas cores e alegrar o ambiente com sua melodia.
O periquito é uma espécie de pássaro que está acostumada com a presença de humanos e aceita bem a vida em cativeiro. Vale ressaltar, porém, que ele também precisa de autorização do Ibama para ser adotado legalmente.
Quem busca uma ave de maior porte pode ter na cacatua uma boa opção. Trata-se de um pássaro exótico e bem interativo. Uma cacatua pode ficar com a gaiola aberta para dar uns passeios pela casa. Além disso, é inteligente, facilmente adestrada e muito carinhosa. Sua adoção, novamente, carece de uma licença apropriada por parte do Ibama.
Independentemente do pet escolhido para integrar sua família, alguns cuidados devem ser adotados para que seu bichinho viva com conforto e segurança dentro do apartamento.
Vamos listar abaixo alguns cuidados que valem para qualquer um dos bichos de estimação para apartamento que mencionamos. São eles:
Lembrando que já trouxemos anteriormente algumas dicas para quem quer criar um gato ou cachorro em apartamento. Relembre clicando no link.
Entre as tendências do mercado imobiliário estão os pet places. São espaços lúdicos projetados exclusivamente para a diversão e o cuidado dos animais de estimação.
Esses ambientes contribuem com a promoção de uma vida mais saudável para os pets, misturando cuidados e diversão em um local apropriado para os bichinhos. Afinal, nossos melhores amigos merecem todo conforto, já que são considerados parte da família.
Além disso, um pet place dentro do próprio condomínio facilita a rotina dos tutores: mesmo que tenham pouco tempo livre, será mais fácil encaixar um período do dia para ter momentos de lazer, tranquilidade e descontração com seus pets.
Muitos dos nossos empreendimentos já adotaram essa tendência do mercado imobiliário. O pet place faz parte da área comum de empreendimentos como o Uno Solare, o Lunetto, o Audace, o Verttice e o Residencial Viena são alguns dos nossos empreendimentos que contam com um espaço dedicado para o seu bichinho!
Realize o sonho de ter seu próprio apê com um espaço exclusivo para seu pet com a Pride! A gente pensa no conforto de toda a sua família, incluindo seu bichinho!