Banheiro Simples e Pequeno: Veja dicas de decoração

Decoração | 16.04.2021

 

Se o seu banheiro é pequeno, fazer com que todas as coisas caibam nele é como tentar montar um quebra-cabeça gigante.

Entre os desafios, estão pensar em uma configuração entre o box e a pia, permitindo espaço suficiente para locomoção dentro do local.

Os banheiros são, de longe, os cômodos mais usados da casa, mas tendem a passar despercebidos durante a decoração.

Temos a tendência de olhar primeiro para áreas de entretenimento, como sala de estar, quintal, varanda e demais espaços externos.

Por isso, seguem algumas ideias que podem inspirar você no momento de decorar seu banheiro pequeno.

 

Truques e aparência

Mesmo o menor dos banheiros pode ser pensado para parecer maior do que realmente é. Uma das maneiras mais fáceis de fazer isso é usar uma pia flutuante e uma prateleira pendurada na parede. 

Em vez de uma cortina de chuveiro escura, use portas de vidro ou uma cortina transparente. Isso fará com que o local se torne mais amplo. 

Usar uma decoração mais transparente e clara em banheiros pequenos é essencial para dar uma aparência de mais espaço. 

Espelhos maiores também podem ajudar junto com uma iluminação estratégica.

 

Cores mais claras

Os tons mais claros são essenciais para fazer um espaço pequeno parecer maior. 

As cores escuras fazem com que o banheiro, que já é pequeno, pareça ainda menor e mais fechado. Uma parede um pouco mais escura pode ser usada se você quiser um pouco de contraste para dar profundidade ao ambiente.

O papel de parede se tornou mais popular nos últimos anos, no entanto, as mesmas regras se aplicam para ele. 

O lambril branco é uma ótima maneira de adicionar algum design sem ocupar espaço ou gastar muito. Se for colocar ladrilhos no chão, um ladrilho de cor mais clara funcionará bem e dará alguma abertura ao ambiente.

 

Iluminação faz a diferença

Um banheiro bem iluminado sempre ajuda a disfarçar uma metragem menor. 

Se no local não tem uma janela por onde possa entrar luz natural, tente adicionar luzes mais potentes ou não direcionais para fazer o espaço parecer maior. 

Você notará uma diferença grande apenas removendo suas lâmpadas comuns e substituindo por lâmpadas LED ou super brancas. Aproveite para adicionar alguma cor ao banheiro, com um pequeno arranjo de orquídeas.

 

Quanto maior o espelho, melhor

Deixe de lado espelhos pequenos, aqueles que ficam logo acima das pias, e escolha modelos maiores. Escolha um espelho que se estenda do chão ao teto, por exemplo. 

Se o banheiro tiver janela, considere pendurar um espelho do lado oposto dela. Assim, ele refletirá a luz natural que entra, além de espelhar a vista externa, criando a ilusão de janelas gêmeas no mesmo espaço.

 

Toalha na porta

Instale uma barra de toalha na porta do box. Quando o espaço é mínimo, colocar uma barra na porta do chuveiro mantém as toalhas à mão, ao mesmo tempo em que se economiza espaço.

 

Torneira na parede

Use uma torneira de parede. Dessa forma, a pia, cômoda ou penteadeira poderá ser um pouco mais estreita, o que, por sua vez, liberará mais espaço.

 

Conclusão

Não tenha medo de experimentar na decoração do seu banheiro! Passamos grande parte do nosso tempo nele e, por essa razão, deve ser um local livre de obstáculos e desordem.

Só porque seu banheiro é pequeno não significa que ele não possa ter um design personalizado.

Tire todas as coisas de dentro dele e comece do zero, deixando apenas os itens necessários. Não esqueça que dar um toque de cor e torná-lo bem iluminado são as chaves para criar uma “área aberta”, que aparenta ser muito maior do que é.

 

Sobre a Construtora Pride 

A Construtora e Incorporadora Pride possui os certificados ISO 9001 e PBQP-H nível “A” (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), valorizando o compromisso com o cliente, respeitando os prazos e entregando residenciais auditados em padrões internacionais de qualidade.

Mais que mudar seu endereço, nossa proposta é para você mudar de vida!

Compartilhe:

Precisando de ajuda? Converse com a gente aqui: