acompanhamento de obras

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

Acompanhamento de obras: mais confiança para imóvel na planta

Empreendimentos

 - 

O acompanhamento de obras é uma maneira eficaz de informar o comprador de forma permanente sobre o status da construção daquela que será sua casa. Sobretudo, para quem compra um imóvel na planta. Ou seja, este serviço é um suporte durante todo o percurso, até que se possa finalmente estar com as chaves nas mãos.

Tecnicamente falando, a relevância de saber a quantas anda o processo construtivo é tão importante quanto a satisfação de vê-lo sair do papel. Aliás, é o que permite assegurar, com transparência, que todas as etapas previstas nos projetos de arquitetura e engenharia estão sendo devidamente cumpridas. Com isso, evitam-se transtornos e dores de cabeça e elevam-se os níveis de confiança entre construtora e cliente.

O que é acompanhamento de obras?

Na prática, o acompanhamento de obras nada mais é que uma documentação realizada periodicamente. Nessas visitas, os responsáveis técnicos registram uma série de informações relevantes. O objetivo é garantir o sucesso da execução, bem como identificar desvios que geram problemas ou até mesmo atrasos na conclusão. Ademais, garante que todas as legislações estejam sendo cumpridas, inclusive as trabalhistas (segurança no trabalho, por exemplo) ou às relacionadas a meio ambiente e sustentabilidade.

Mas para que todos esses dados sejam de fácil entendimento para os clientes, eles são adaptados para uma linguagem acessível. A exemplo dos vídeos feitos pela Pride, com a ajuda de drones que filmam a obra de cima, e os detalhes, dando a perspectiva exata do andamento.

Por que é importante acompanhar a evolução de uma obra

À princípio, parece que basta assinar o contrato e esperar que o apartamento dos sonhos fique pronto. Contudo, até planejar a decoração e marcar o open house, há muitas coisas envolvidas, de matérias-primas a pessoas. Para organizar o cenário, repleto de expectativas e prazos, o acompanhamento de obras fornece diversas vantagens às construções.

Confira as principais delas a seguir:

  • Identifica quaisquer riscos com agilidade
  • Permite implementar iniciativas corretivas e paliativas antes que erros ocorram
  • Aumenta a produtividade e eficiência da operação
  • Reduz custos e desperdícios
  • Facilita a criação de um histórico de toda a obra
  • Simplifica o gerenciamento de materiais
  • Promove melhor gerenciamento da mão de obra
  • Aumenta a confiabilidade e segurança do projeto

Acompanhamento de obras na prática

Como diz a máxima, o combinado não sai caro. Sendo assim, cabe à empresa responsável pelo empreendimento garantir que tudo ocorra conforme o previsto. Todavia, existem recursos que orientam essa dinâmica, por vezes, responsável pela finalização bem-sucedida da empreitada.

 Planejamento

De nada adianta prometer um universo de vantagens e inovações, entregues em tempo recorde, se os envolvidos não forem capazes de tornar os compromissos viáveis. Quem trabalha na construção civil sabe bem a importância de se trabalhar com um cronograma realista (ainda que flexível) para evitar descumprimento de prazos.

Nessas horas, o acompanhamento de obras ajuda o engenheiro responsável a saber se a obra está dentro do prazo, e se está no estágio planejado. Atrasos podem acontecer, e devem ser considerados até mesmo possíveis imprevistos, como uma temporada de chuvas, que podem atrasar a obra. Afinal, eles podem acontecer a qualquer momento – e não costumam mandar aviso prévio.

Não existe uma fórmula pronta para lidar com eles, mas quem se planeja já consegue idealizar um gerenciamento de riscos. A ideia é manter a obra dentro do cronograma, e o acompanhamento de obra oferece uma visão macro desta evolução, favorecendo tomadas de decisão estratégicas.

Acompanhamento de obras na Pride

O acompanhamento de obras com a ajuda da tecnologia é uma tendência que faz parte da nossa cultura organizacional. A Pride faz questão de compartilhar em suas plataformas online, como o YouTube, vídeos nos quais é possível conferir de perto a evolução de nossos empreendimentos.

Neles, há registros sobre as rotinas do canteiro de obras e a porcentagem de cada fase – fundação, estrutura, instalações, esquadrias, entre outros aspectos. Além disso, há um comparativo para visualizar a evolução quadrimestral, um esforço capaz de acalmar até os mais ansiosos.

Embora o vídeo seja disponibilizado publicamente em nosso canal do Youtube, os clientes são notificados pelo Portal do Cliente, afinal, eles são os maiores interessados nesse material. Assim, todo mundo fica por dentro do acompa preciso nem sair de casa para conferir, basta acessar tudo com um clique.

Por fim, fica aqui o nosso convite para que você acompanhe nosso canal no Youtube e confira o andamento de nossas obras. Até o próximo post!

< página do Blog.