sair do aluguel

Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

5 motivos para sair do aluguel em 2024

Um estudo recente comprova: sair do aluguel e conquistar o imóvel próprio é o sonho de 87% da população brasileira. Se este também é o seu caso, hoje vamos comprovar que vale a pena ter uma imóvel próprio!

E o melhor: além de listarmos motivos para fazer este investimento tão significativo, vamos dar dicas sobre como se preparar antes de tomar a decisão. Afinal, trata-se de uma transição importante capaz de mudar a realidade da sua família.

Por que sair do aluguel é um bom negócio?

A princípio, alugar uma casa ou apartamento pode ser a escolha mais conveniente. Mas, com o passar do tempo, a despesa mensal acaba pesando. Aliás, sem um retorno palpável, como acontece ao terminar um financiamento imobiliário, a impressão é que o dinheiro “foi para lugar nenhum”. Por mais que, na maioria das vezes, alugar um imóvel seja o início da independência, o ideal é que esta fase tenha hora para acabar. Isso para quem deseja uma vida mais segura, confortável e financeiramente estável.

Vale lembrar que ao optar por este caminho, os recursos que você vai economizar poderão ser gastos com outras conquistas. Entre elas, educação, viagens e até mesmo para um “pé de meia” ou aposentadoria. Em contrapartida, sabemos que dar um passo adiante para sair do aluguel e conquistar um imóvel próprio representa um grande desafio. Inclusive, é algo que exige um planejamento prévio para que aconteça da melhor forma e, de preferência, sem imprevistos.

5 motivos para sair do aluguel

1. Construir um patrimônio

Como já vimos, conquistar a casa própria é o sonho da maioria dos brasileiros. Ao deixar de ser inquilino, automaticamente o proprietário conta com uma série de benefícios até então inacessíveis. Em primeiro lugar, está a chance de construir um patrimônio que pode tanto ser útil, como rentável por meio da locação a terceiros. Aliás, a menos que você compre à vista, essa é uma maneira inteligente de pagar as parcelas mensais ao financiar.

Por falar nisso, enquanto os aluguéis correspondem só ao mês vigente, na compra, cada pagamento feito aumenta sua participação na propriedade. O que, com toda a certeza, se torna um ativo valioso de médio a longo prazo.

audace

Isso sem falar na tranquilidade de morar em um lugar que é seu, sem correr o risco de ter que mudar repentinamente. Pode soar estranho, mas não é raro ver contratos serem rescindidos após um imóvel ter sido vendido. Por fim, trata-se de uma herança, a permanecer por mais gerações de um mesmo núcleo familiar.

2. Economizar dinheiro

Como falamos anteriormente, sair do aluguel em prol de um financiamento imobiliário também é sinônimo de economia. Em outras palavras, representa uma das razões mais convincentes para dar este passo com a garantia de ter feito um bom negócio.

sair do aluguel

Com o passar dos anos, a tendência é o valor das parcelas diminuírem — ao contrário do aluguel, que sempre sobe no reajuste anual. Sem falar que, ao assinar contrato com a Pride, por exemplo, as taxas e condições de pagamento são previsíveis, o que possibilita organizar melhor o orçamento.

3. Facilidades de financiar

Quem trabalha com carteira assinada, ainda tem mais possibilidades. Elas incluem utilizar o FGTS e participar de programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida, Casa Fácil Paraná e outros da mesma categoria.

Disponíveis a toda população, os incentivos governamentais são a oportunidade para milhões de cidadãos realizarem o sonho de sair do aluguel. Por meio deles, a entrada pode ser facilitada assim como boa parte do preço final obter descontos. Em nosso portfólio, há vários empreendimentos compatíveis com essas modalidades (entre em contato conosco e conheça!)

4. Personalizar o imóvel

Decorar a casa ou apartamento, bem como fazer melhorias estruturais, é uma opção pouco atraente para quem aluga. Como o locatário não é dono, não compensa gastar muito com detalhes que, posteriormente, ele não possa levar embora, como a marcenaria planejada.

Listamos algumas das liberdades adquiridas ao sair do aluguel e se tornar proprietário de um imóvel:

  • Reformar sem medo e dispensar a necessidade de pedir autorização (a não ser para o condomínio, o que é de praxe quando as alterações demandarem);
  • Escolher móveis, cores e materiais, mesmo que sejam embutidos;
  • Pensar no design e decoração a partir de suas paixões e interesses;
  • Projetar cada cômodo proporciona mais conforto, bem-estar e qualidade de vida;
  • A cada melhoria realizada, o valor de mercado do imóvel aumenta, ou seja, se optar por vender um dia terá o retorno sobre o investimento;
  • Ter uma casa própria cria um forte senso de pertencimento, seguido pela criação de memórias afetivas com familiares e amigos.

5. Valorização imobiliária

Este é um tópico que merece destaque, afinal, reflete diretamente no bolso. Digamos que você compre um apartamento hoje pensando em vendê-lo no futuro. Saiba que a prática é mais comum do que se pensa e o motivo se chama valorização imobiliária. À medida que o tempo passa, a região em que ele está inserido cresce, o que valoriza os imóveis que existem ali, Ao estar em uma bairro valorizado ou em ascensão, passará a valer mais conforme o bairro cresce.

Kitchen

Na prática, tudo isso significa uma situação economicamente segura, pois além do lucro em caso de negócio, a valorização imobiliária é uma reconhecida estratégia para aumento de patrimônio e criação de riqueza. Isto é, um fundo de investimento com retorno garantido.

Dicas para sair do aluguel e conquistar a casa própria

É fato que grandes metas exigem sair da zona de conforto. A boa notícia é que ninguém precisa fazer isso sozinho, pois estamos aqui justamente para ajudar a transformar este sonho em realidade.

Anote as dicas que irão ajudá-lo a sair do aluguel com segurança, sem comprometer sua condição financeira:

  • Simule um financiamento: a melhor maneira de começar a jornada é por meio da simulação. Trata-se de uma valiosa ferramenta capaz de informar as condições e possibilidades de financiamentos com base na renda per capita e outras informações pessoais.
  • Limpe seu nome: ter restrições financeiras é um empecilho na hora de sair do aluguel e adquirir um imóvel próprio. Por isso, convém negociar dívidas em aberto para que o histórico de pagamentos possa ficar positivo e contribuir na análise de crédito.
  • Mude hábitos: assumir um financiamento requer mudanças em como se lida com o salário e outras fontes de renda. É essencial questionar compras impulsivas, resolver pendências e evitar deixar contas em aberto que possam prejudicar seu CPF.

Agora que você já sabe as vantagens de ter um imóvel para chamar de seu, conheça nossos empreendimentos e comece a se planejar para realizar esse sonho! Além disso, nossa Central de Vendas fica na Av. Cândido de Abreu, 70, bem em frente ao Shopping Mueller. Esperamos sua visita!

< página do Blog.