Qual o melhor revestimento de piso para dentro e fora de casa?

Decoração | 29.05.2020

A escolha do revestimento de piso para a casa é uma das decisões mais importantes que as pessoas têm que tomar no momento de uma mudança, reforma ou obra qualquer.

O material é parte integrante do design e diz muito sobre a personalidade do dono do imóvel. Além disso, também é um elemento que impactará na finalidade e uso daquela área ou cômodo.

Por isso, antes de escolher é aconselhável que você se informe sobre os benefícios e as desvantagens de cada tipo de revestimento. 

Mas não se preocupe!

Para facilitar um pouquinho a sua vida, nós reunimos para você algumas dicas esclarecedoras sobre como, onde e quando usar seus revestimentos  preferidos.

Como escolher o revestimento

Foque no uso que você fará do seu cômodo. Será um local com presença frequente de crianças? Idosos? Talvez seja um lugar em que receberá muitas visitas, amigos etc.

Veja algumas situações que podem te inspirar nessa etapa: 

Cômodos – alguns tipos, como carpete ou madeira, não são ideais para todos os espaços.

Família – crianças pequenas, idosos ou animais de estimação precisam de piso impermeável, antiderrapante e com maior resistência a arranhões, como o revestimento autonivelante EPAN, o argamassado EPM, o  multicamadas EPR e o  condutivo antiestético EPC.

Orçamento – o preço varia muito, então você precisa saber o que cabe no seu bolso. Por exemplo: o que é mais importante para você? Estética ou utilidade? Você planeja trocar em quanto tempo?

Estilo – certos tipos funcionam melhor que outros para criar a estética que mais agrada a você! Porém, pense se esse será seu estilo por anos, ou se você terá que trocar em algum tempo!

Um exemplo é quando as pessoas decoram quarto do bebê com um revestimento de piso diferente, mas pense que as pessoas crescem e talvez um revestimento de carpete colorido não seja exatamente a melhor opção para uma criança que goste de brincar com tinta.

Lembre-se de que o seu piso, como falamos anteriormente, é um dos elementos estéticos mais importantes que compõem o seu imóvel.

De madeira, laminado, vinil, carpete, cortiça, bambu, cerâmica e linóleo, só para citar alguns, farão a sua cabeça com diversos padrões, texturas e até formas para cada recinto do seu lar.

  1. Piso de madeira

A madeira de lei continua sendo a melhor escolha por sua excelente aparência e valorização da sua casa, numa futura venda ou aluguel. O custo para instalar pisos de madeira é alto, sendo ideal utilizá-lo em espaços compartilhados.

Se você optar por esse piso mas não tiver orçamento por conta de outras partes da decoração, nós também preparamos uma matéria para você economizar decoração como um todo! É só clicar aqui.

2. Piso laminado

Os benefícios do piso laminado incluem:

  • Preço mais baixo
  • Facilidade de instalação
  • Durabilidade
  • Variedade de cores e estilos, como madeira natural

Como desvantagem, o laminado é vulnerável a umidade e tem uma manutenção mais complicada. Evite instalá-lo em áreas de tráfego intenso.

3. Linóleo ou vinílico

O piso vinílico não é a alternativa mais barata. Mas ele é bastante durável, com uma imitação eficiente de madeira, cerâmica e pedra.

Como é muito versátil e voltado para a circulação intensa de pessoas, você pode colocá-lo em, praticamente, qualquer lugar. A instalação e manutenção são bem fáceis.

4. Porcelanato

A porcelana é uma opção segura e que oferece a você durabilidade, com superfície não porosa e bastante bonita. Por ser impermeável, é ideal para cozinhas, banheiros e entradas.

É mais difícil de instalar, além de poder lascar e arranhar sob uso intenso. Ao contrário da madeira ou carpete (que podem danificar facilmente em ambiente úmidos como a cozinha), você pode substituir peças individuais em vez de toda a superfície, se necessário.

5 . Pedras naturais

Piso clássico que inclui granito, mármore, travertino e arenito. Alguns materiais, como travertino, são mais duráveis ​​que outros. Lembre-se de que os acabamentos requerem diferentes cuidados. Uma superfície de mármore polido deixará mais à  mostra alguns arranhões, por exemplo.

6. Tapete

O tapete continua sendo uma das opções favoritas para muita gente. É macio, quente e ajuda a reduzir o ruído (eco), então, pode ser uma ótima alternativa caso você tenha um bichinho barulhento! 🐶🐱

Além disso, o gasto com instalação é um dos mais baixos, até porque você só precisa desenrolar e colocar no lugar!

Exige um pouco mais de cuidado com manutenção e limpeza, embora existam variedades de produtos e tapetes mais resistentes a manchas que tornam essa missão mais fácil. 

Cuidado com crianças, animais e idosos

Se você tem filhos ou animais de estimação, é inevitável: seu tapete sofrerá algum desgaste. 

Então, como minimizar ou evitar por completo esse tipo de dano material?

Seu maior problema, aqui, não será ter que decidir a cor, marca ou estilo. Em vez disso, priorize um modelo que ofereça durabilidade e resistência, sem esquecer a qualidade – não importa quantas crianças e animais de estimação você tenha!  

Seja na sujeira do seu cão ou comida derramada pelas crianças e bebês, aqui estão três tipos de tapetes que podem poupar você de muitos agachamentos e gastos com produtos de limpeza.

Fibra sintética – pode ser que você perca algum tempo escolhendo o tapete perfeito, que consiga atender às necessidades da sua família. Se quiser reduzir consideravelmente esse tempo, faça a alternativa por um tapete de fibra sintética.

O nylon é uma escolha de tapete de alta resistência e ótima para residências com crianças pequenas, animais de estimação e idosos, que podem derramar tudo quanto é líquido, doce e outras substâncias.

Embora o nylon possa ter um custo mais alto do que outras fibras, suas cores tendem a desbotar menos.

Poliéster – um tapete feito de tecido de poliéster é resistente a manchas, ao mesmo tempo que proporciona uma suavidade que outros tapetes não têm. É o ideal para passar uma sensação mais convidativa a quem circula por ali, mas sem sacrificar a qualidade. 

Dica extra: a cor

Seja para colocar na sala de jogos dos seus filhos ou no corredor, manter os tapetes com aparência de novo é algo que todo mundo quer, né?

Nesse caso, os tapetes de tons de azul, cinza ou marrom claro são os que melhor cumprirão essa função, minimizando a aparência de sujeira.  

Marrons escuros e tapetes pretos tendem a fazer com que os pelos e as migalhas apareçam mais facilmente. 

Mas se deseja, como diz a expressão, “juntar a fome com a vontade de comer”, a Construtora Pride é a resposta!

Nós entregamos casas e apartamentos com pisos de alto padrão, assim como os acabamentos e demais detalhes com o melhor custo-benefício do estado do Paraná.

A Pride tem os empreendimentos certos e sob medida, para você e sua família.

Entre em contato com a nossa equipe de atendimento e descubra clicando aqui.

Compartilhe:
@construtorapride

Receba Novidades

Seja o primeiro a saber sobre os novos empreendimentos e promoções