Gostou desse conteúdo? Compartilhe!

É melhor alugar ou investir na casa própria?

Categoria

 - 

A casa própria é um dos nossos maiores sonhos, não importa a fase da vida.

Quando somos crianças, queremos sair de casa para brincar até de madrugada sem ninguém nos obrigar a dormir. Depois crescemos um pouco, e aí os objetivos são outros: trazer amigos, fazer festas, chegar a hora que quiser. E quando finalmente viramos adultos, nós só queremos paz e um cantinho para chamar de nosso.

Mas apesar de tudo isso ser realmente maravilhoso, é uma escolha bem difícil! Envolve vários anos de muito suor na testa e esforço para manter o nosso lar em dia. ????

Mas afinal: o que é mais vantajoso na hora de conquistar o seu cantinho? Alugar ou investir na casa própria? Já falamos nesse post um pouco sobre sair do aluguel ainda esse ano, mas se você ainda tem dúvidas em questão de investimento e vantagens, acompanhe esta matéria.

Essa não é uma escolha totalmente racional e baseada só em cálculos, por isso trouxemos esse conteúdo para te dar uma ajuda!

Vamos para as dicas?

Avalie as vantagens e desvantagens

Bom, a primeira coisa que precisamos fazer é avaliar as vantagens e desvantagens de cada um.

O que mais parece vantajoso para você ao alugar? E comprar um imóvel? Tudo isso deve ser colocado na ponta do lápis, porque assim fica muito mais fácil de analisar a multidão de pensamentos que passam pela nossa cabeça.

Algumas vantagens de comprar um imóvel, por exemplo, podem ser essas:

  • Poder dizer “essa é a minha casa”;
  • Tranquilidade: saber que ela vai ser sua para sempre;
  • Estabilidade: não precisar se preocupar com as escolhas do dono da casa, porque o dono da casa é você mesmo.

Já algumas vantagens do aluguel:

  • Possibilidade de morar em qualquer lugar: você não precisa se prender ao imóvel;
  • Custo relativamente baixo;
  • Adequado ao que você precisa hoje: não precisa alugar um apartamento/casa com 3 quartos se você precisa só de um, não é mesmo?

Mas nem tudo é feito de rosas! Vamos dar alguns exemplos de desvantagens também.

Desvantagens de alugar:

  • Você pode passar a vida pagando por algo que não te dê um retorno real;
  • A preocupação com a mudança é constante;
  • Desconforto pela falta de estabilidade;
  • Você não pode decorar do seu jeito, como falamos nesse blog.

Esses são só alguns exemplos, beleza? Essa lista é bem livre, então coloque o que faz mais sentido para você!

Analise em qual momento você está na vida agora e como vai estar daqui 10 ou 20 anos

Essa é uma etapa bem importante, porque ela pode ser decisiva.

Se você está em um momento de grandes mudanças, visionando um grande progresso ou com incertezas sobre o seu futuro, talvez financiar ou pagar à vista uma casa ou apartamento não seja uma boa ideia. 

Quando você financia, se compromete com o investimento em torno dela, desde a compra até detalhes finais como a decoração. E como você vai saber como vai estar lá na frente? Infelizmente ainda não temos a possibilidade de prever o futuro. Mas uma coisa é certa: tudo pode mudar, inclusive suas necessidades.

Mas, por outro lado, se você tem um planejamento de vida muito claro na sua cabeça, como ter uma família com 2 filhos e um cachorro, a certeza de que não vai ter nenhum filho ou também já alcançou a estabilidade e está tudo certo, comprar ou financiar uma casa (com as menores taxas possíveis, é claro) seja uma ótima ideia! 

Além disso, mesmo que sua família aumente e você deseje se mudar no futuro, você pode transformar sua casa em fonte de renda, alugando para outros moradores ou entrando em aplicativos como o AirBnB.

Veja, uma casa própria é uma garantia: Depois que quitar todas as parcelas, você terá o imóvel dos seus sonhos (porque a mesma casa ou apartamento daqui 20 anos muito provavelmente não poderá ser comprado pelo menos valor ameno, mas maior) e poderá viver tranquilamente.

Por isso, a Pride oferece oportunidades de compra para que seja muito mais fácil, com entradas parceladas e muito mais. Dá uma olhada aqui.

E quando cada método (alugar, financiar ou pagar à vista) vale mais a pena?

  1. Aluguel

O aluguel vale a pena quando as taxas dos financiamento forem muito altas e resultem em um montante final de até 3x o valor real do imóvel.

Por isso, é muito importante você pesquisar bem e comparar os dois métodos.

  1. Financiamento

Existem várias formas e bancos para financiar o seu imóvel. Mas a taxa de juros entre eles pode variar bastante. 

Por isso, o programa Minha Casa, Minha Vida da Caixa Econômica é tão interessante nesse momento. Por ser uma estatal, ela tem as menores taxas do mercado e, dependendo do imóvel, as parcelas do financiamento ficam até mais baratas que o valor do aluguel de uma casa ou apartamento do mesmo padrão!

Nesse caso, vale muito a pena! 

Sem contar que existem apartamentos perfeitos e econômicos que oferecem tudo o que você precisa pelo programa Minha Casa, Minha Vida. Para conhecer algumas opções que a Pride oferece, é só clicar aqui.

  1. Pagamento à vista

Essa opção é quando você tem o dinheiro em caixa. Mas vamos pensar: você investe esse dinheiro corretamente? Se sim, muito provavelmente você tem uma taxa de rendimento aproximado de 0,7 ou até 1% ao mês. E isso é muita coisa!

Então temos dois lados da moeda: uma quantia boa de dinheiro rendendo e trazendo estabilidade vs. o pagamento à vista SEM JUROS da sua casa ou apartamento.

Quando dizemos sem juros, é praticamente pela metade do valor se fosse financiado, ou até mais. Sem contar com os descontos que você pode conseguir

E por fim: calcule!

Sabemos que essa não é uma tomada de decisão totalmente racional, mas também não podemos deixar os cálculos de lado! Por isso, desenvolvemos uma simulação de um dos nossos empreendimentos para ajudar na comparação.

Use e abuse! E no final, depois de tudo isso, pode ter certeza que você vai ter tomado a decisão certa.

< página do Blog.