Como é calculado o valor do condomínio?

Economia | 02.12.2020

A grande polêmica e causadora de longas discussões em reuniões de moradores: o valor do condomínio.

Por que ele é cobrado, como ele é calculado e como mudar isso? Se você sofre com altas taxas de condomínio, com certeza já se perguntou e discutiu muitas vezes sobre isso.

E, caso você esteja planejando comprar a primeira casa ou apartamento e esse valor esteja latejando na sua cabeça, fique calmo! Vamos explicar tudo certinho nesse conteúdo.

Por que o condomínio é cobrado?

Para cobrir todos os custos que ele tem! Desde a grama que precisa ser cortada, até o pagamento do porteiro. Tudo isso entra no cálculo da taxa, que precisa ser pago.

Caso contrário, a reserva financeira para manter o condomínio limpo, seguro e com todas as reformas em dia fica desequilibrado. Então sempre separe uma parte para o pagamento dele, ok? 

O que faz parte do valor?

Quase tudo, mas depende muito do condomínio. Podem estar incluídos nessa conta: água, luz, gás, impostos, internet, custos com funcionários (porteiro(a), faxineiro(a), segurança, síndico), materiais de limpeza, pequenas reformas, manutenção do elevador, piscina, quadra e outros.

Como e em qual momento ele é estruturado?

Na primeira reunião dos condôminos. Tudo isso é decidido através de votações e assembléias, então esteja presente e opine, tudo bem?

Já o cálculo pode ser feito de diferentes maneiras. 

A mais famosa é fazer a projeção dos gastos por doze meses e dividir entre o número de unidades do condomínio. Alguns incluem previsão de reformas maiores, outros preferem fazer a cobrança só quando realmente acontecer. Também é muito importante adicionar uma taxa de inflação, já que os valores aumentam conforme o tempo!

Também é possível fazer por um método que chamamos de fração ideal. Com ele, é possível variar o valor do condomínio de acordo com o tamanho da casa ou apartamento, já que podem haver disparidades nos gastos.

Mas tudo isso é decidido na reunião de condomínio, então esteja atento a cada detalhe. 😉

Esperamos ter esclarecido todos os pontos para você com esse conteúdo! Para aprender mais sobre a casa própria, acesse os outros conteúdos do nosso blog.

Compartilhe:
@construtorapride

Receba Novidades

Seja o primeiro a saber sobre os novos empreendimentos e promoções

Precisando de ajuda? Converse com a gente aqui: